A Capoeira que é de fundamental importância para afastar nossa juventude da criminalidade e das drogas tem feito um papel importante no distrito através da Equipe Neném Capoeira que tem como Instrutor Manay.
A equipe que foi fundada pelo Contramestre Neném começou em Santa Cruz do Capibaribe, onde atraindo diversas pessoas e incentivando a pratica do esporte se expandiu e hoje abrange mais seis cidades, a maioria no estado da Paraíba.
Nossa equipe ficou impressionada com a habilidade que os atletas demonstraram isso sem ter limite de idades.
Conversamos com o Contramestre Neném que revelou ter começado a praticar o esporte no ano de 1989 na cidade de Capina Grande-PB, onde passou por diversas escolas, onde ao passar por várias experiências decidiu montar sua própria escola. “Nosso intuito de abrir a Escola Neném Capoeira foi expandir e treinar novos métodos. Assim agente trouxemos a equipe Neném Capoeira para Santa Cruz e consequentemente para São Domingos”.
O Contramestre revelou que a capoeira tem sido um meio de inclusão em mais de 150 paises, onde é notório o afastamento das drogas devido a pratica da Capoeira. Ele ainda destacou que na Paraíba na FUNDAC existe um trabalho, onde no centro de recuperação jovens drogados praticam a capoeira.
A Equipe Neném Capoeira tem aproximadamente 300 atletas, que tem ajudado a fortalecer e desenvolver o esporte em nosso país.
Neném definiu a capoeira nas palavras de um grande mestre. “A capoeira é dança de rara beleza plástica, a mais bela coreografia de uma arte sofrida a negra, foi diversão de senhores, foi defesa de malandro, hoje é esporte, é luta, é folclore de uma terra amarela e verde Brasil”.
Nossa equipe também entrevistou o instrutor de São Domingos Manay que falou sobre as dificuldades que encontra com o projeto, em que a Prefeitura de Brejo da Madre de Deus não dá nenhum apoio ou incentivo ao esporte. “Nos temos que lamentar a não participação da Prefeitura. Em janeiro realizamos um grande evento de capoeira aqui em São Domingos O evento que teve um nível nacional não tivemos apoio nenhum do prefeito, nem de nenhuma secretaria, ficou no deixa pra depois”. Já com relação ao Padre Ézio, ele agradeceu todo o apoio que o Padre tem dado ao grupo, além de alguns comerciantes. “Temos visto a Prefeitura investir rios de dinheiro em festas que só promovem bebidas, drogas, prostituições entre outras coisas que não queremos para nossa juventude. Mas com relação à cultura e esporte ficamos sem nada”, desabafou o instrutor.
Do: Jornal Agreste Notícia




Nenhum comentário:
Postar um comentário