sexta-feira, 8 de abril de 2011

RODÍZIO DE PROFESSORES DE CAPOEIRA É REALIZADO EM SÃO DOMINGOS

Equipe Neném Capoeira
Um esporte saudável
Muita habilidade
Sem limites de idade
Um rodízio de professores de Capoeira aconteceu na casa Paroquial de São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus. Vários capoeiristas fizeram a roda que contou com muita habilidade e união.
A Capoeira que é de fundamental importância para afastar nossa juventude da criminalidade e das drogas tem feito um papel importante no distrito através da Equipe Neném Capoeira que tem como Instrutor Manay.
A equipe que foi fundada pelo Contramestre Neném começou em Santa Cruz do Capibaribe, onde atraindo diversas pessoas e incentivando a pratica do esporte se expandiu e hoje abrange mais seis cidades, a maioria no estado da Paraíba.
Nossa equipe ficou impressionada com a habilidade que os atletas demonstraram isso sem ter limite de idades.
Conversamos com o Contramestre Neném que revelou ter começado a praticar o esporte no ano de 1989 na cidade de Capina Grande-PB, onde passou por diversas escolas, onde ao passar por várias experiências decidiu montar sua própria escola. “Nosso intuito de abrir a Escola Neném Capoeira foi expandir e treinar novos métodos. Assim agente trouxemos a equipe Neném Capoeira para Santa Cruz e consequentemente para São Domingos”.
O Contramestre revelou que a capoeira tem sido um meio de inclusão em mais de 150 paises, onde é notório o afastamento das drogas devido a pratica da Capoeira. Ele ainda destacou que na Paraíba na FUNDAC existe um trabalho, onde no centro de recuperação jovens drogados praticam a capoeira.
A Equipe Neném Capoeira tem aproximadamente 300 atletas, que tem ajudado a fortalecer e desenvolver o esporte em nosso país.
Neném definiu a capoeira nas palavras de um grande mestre. “A capoeira é dança de rara beleza plástica, a mais bela coreografia de uma arte sofrida a negra, foi diversão de senhores, foi defesa de malandro, hoje é esporte, é luta, é folclore de uma terra amarela e verde Brasil”.
Nossa equipe também entrevistou o instrutor de São Domingos Manay que falou sobre as dificuldades que encontra com o projeto, em que a Prefeitura de Brejo da Madre de Deus não dá nenhum apoio ou incentivo ao esporte. “Nos temos que lamentar a não participação da Prefeitura. Em janeiro realizamos um grande evento de capoeira aqui em São Domingos O evento que teve um nível nacional não tivemos apoio nenhum do prefeito, nem de nenhuma secretaria, ficou no deixa pra depois”. Já com relação ao Padre Ézio, ele agradeceu todo o apoio que o Padre tem dado ao grupo, além de alguns comerciantes. “Temos visto a Prefeitura investir rios de dinheiro em festas que só promovem bebidas, drogas, prostituições entre outras coisas que não queremos para nossa juventude. Mas com relação à cultura e esporte ficamos sem nada”, desabafou o instrutor.

Do: Jornal Agreste Notícia

Nenhum comentário: