CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quarta-feira, 22 de abril de 2020

COMISSÕES AUTORIZAM USO DE SALDO DE EMPRÉSTIMO EM AÇÕES DE COMBATE À COVID-19


 Na manhã dessa quarta, as Comissões de Justiça, de Administração Pública e de Finanças da ALEPE aprovaram o projeto de lei do Poder Executivo que autoriza a utilização de recursos de um empréstimo obtido em 2010 junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, o BIRD, em ações de combate ao coronavírus.
 No Colegiado de Justiça, o deputado Isaltino Nascimento, do PSB, ressaltou a importância da medida para reforçar a estrutura médica e hospitalar no Estado:
 “Em função da queda da arrecadação de 40% do ICMS, enfim, da necessidade de poder prover uma série de iniciativas e ações relativas à questão do Covid, especialmente”.
 Favorável à proposta, a deputada Priscila Krause, do Democratas, ainda salientou a necessidade da Casa monitorar todos os gastos do Governo relacionados ao período de enfrentamento da pandemia. Na Comissão de Finanças, o deputado Tony Gel, do MDB, elogiou a decisão do Governo:
 “São recursos remanescentes da ordem de 18 milhões de dólares, senhor presidente, é um bom dinheiro para salvar vidas nesse momento”.
 Nessa quarta, o Colegiado de Justiça também acatou, por unanimidade, dois projetos em defesa dos direitos do consumidor, de autoria da deputada Delegada Gleide Ângelo, do PSB. Uma das matérias proíbe que fornecedores de produtos ou serviços obriguem o cliente a fazer o pagamento de carnê, fatura de compra ou de cartão de crédito exclusivamente no estabelecimento comercial. Segundo a parlamentar, com as lojas fechadas devido ao decreto estadual para conter o avanço do coronavírus, é preciso dar opções ao consumidor:
 “A gente quer que se proíba essa obrigatoriedade de um idoso ter que se deslocar pra ir lá pagar, uma pessoa com deficiência ter que se deslocar pra lá pra pagar”.
 Ainda na manhã dessa quarta, os deputados aprovaram propostas que decretam estado de calamidade pública em mais 13 municípios do Estado.
 A proposição que define regras para o trâmite de projetos durante a vigência do Sistema de Deliberação Remota ganhou parecer favorável na Comissão de Justiça, onde foi elaborado substitutivo, e na de Administração Pública. De acordo com o texto, uma das exigências para tramitar no novo regime é que a matéria, além de tratar do combate à pandemia, conte com o apoio de dois terços dos deputados. Outra mudança é que o prazo para deliberação das demais Comissões comece após a publicação do parecer da Comissão de Justiça no Diário Oficial. A ideia é que os Colegiados disponham de mais tempo para emitir pareceres. Ainda segundo a proposta, enquanto funcionar o Sistema de Deliberação Remota, fica definida regra específica para apresentação de emendas de interstício. Como o primeiro e o segundo turnos de votação estão ocorrendo no mesmo dia, caso o deputado queira apresentar emenda, ele pode dar entrada em requerimento, apoiado por três quintos dos parlamentares, para retirar a matéria da pauta em segunda votação.
 Projetos de decretos legislativos que reconhecem o estado de calamidade pública nos municípios, aprovados nessa quarta: Abreu e Lima, Barreiros, Maraial, Lajedo, Tupanatinga, Salgueiro, Trindade, Correntes, Tacaratu, São José do Belmonte, Inajá, Jataúba e Belém de São Francisco.
Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: