sexta-feira, 25 de julho de 2025

“CUIDAR DE QUEM CUIDA”: HOSPITAL REGIONAL DO AGRESTE INTENSIFICA AÇÕES PELA SAÚDE DOS TRABALHADORES DA UNIDADE

 No Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, a saúde dos profissionais vai além do discurso e ganha força em ações concretas. Através da equipe Qualivida, vinculada à Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalhador do SUS, a unidade tem desenvolvido uma série de atividades com foco no bem-estar físico, emocional e social de seus colaboradores — reconhecendo que cuidar de quem cuida é essencial para a qualidade da assistência prestada à população.

 Com uma abordagem integral e estratégica, o HRA investe em iniciativas que já se tornaram referência dentro do ambiente hospitalar. Um dos destaques é a ginástica laboral, realizada três vezes por semana nos turnos da manhã. Os exercícios rápidos de alongamento e relaxamento ajudam na prevenção de lesões, alívio de tensões e promovem um momento de integração entre os profissionais.

 As chamadas práticas integrativas e complementares, como auriculoterapia e ventosaterapia, também ganharam espaço e adesão entre os trabalhadores. Essas técnicas milenares têm colaborado significativamente no combate à ansiedade, dores musculares e até na melhora da qualidade do sono.

 A saúde mental, uma pauta cada vez mais urgente no ambiente hospitalar, também é prioridade no HRA. A instituição oferece atendimento psicológico e de serviço social, tanto individual quanto em grupo, acolhendo as demandas emocionais que surgem no cotidiano de uma rotina intensa. Dentro desse contexto, o Projeto Bem Viver promove encontros coletivos focados em saúde mental e fortalecimento de vínculos — criando um espaço seguro para escuta, troca e cuidado.

 Outra importante conquista foi a institucionalização do fluxograma de atendimento para acidentes com exposição a material biológico ou perfurocortante. A medida envolveu treinamentos em todos os setores e garantiu mais agilidade e segurança na resposta a esse tipo de ocorrência, que representa um risco constante em unidades de saúde.

 Para Vitória Oliveira, coordenadora do núcleo, o olhar precisa ser mais amplo:

 “A saúde do trabalhador deve ser entendida de forma biopsicossocial, ou seja, levando em conta o corpo, o emocional, o contexto social e o ambiente de trabalho. O trabalho impacta a saúde, e a saúde impacta o trabalho”.

 Com esse compromisso, o HRA segue como exemplo de que é possível construir um ambiente hospitalar mais humano e saudável.

 “Estamos cuidando de quem cuida, prevenindo o adoecimento e promovendo qualidade de vida no dia a dia de quem está na linha de frente do SUS”, reforça Vitória.

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: