quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

ESCASSEZ DE MÃO DE OBRA LEVA MODA CENTER A BUSCAR PARCERIAS PARA IMPULSIONAR O SETOR TÊXTIL

 O Polo de Confecções de Pernambuco, um dos maiores e mais importantes do Brasil, enfrenta um desafio crescente: a escassez de mão de obra qualificada, especialmente de costureiras. Para garantir a continuidade e o crescimento do setor, a diretoria do Moda Center tem buscado soluções e parcerias estratégicas na região.

 Como parte dessa iniciativa, um projeto piloto está sendo desenvolvido no município de Serra Branca, na Paraíba. A cidade já conta com pequenas unidades fabris que produzem para confeccionistas de Santa Cruz do Capibaribe (PE), demonstrando grande potencial para suprir a demanda por profissionais qualificados. A intenção é fortalecer essa conexão e incentivar a formação de novos trabalhadores para a indústria têxtil.

 Para dar início às tratativas, o Moda Center organizou uma missão a Serra Branca, com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz do Capibaribe, Ralph Lagos, e do 1º vice-presidente da ASCAP, José Gomes Filho (Menininho). Eles foram recebidos pelo prefeito Michel Alexandre e sua equipe, em um encontro que contou ainda com a presença do vereador Diego Nunes e da Dra. Doralice Barbosa Torreão, facilitadora da missão. Durante a visita, as autoridades percorreram unidades fabris locais, avaliando o potencial de colaboração entre os dois municípios.

 Segundo o síndico do Moda Center, Tales Nery, a parceria pode ser um grande passo para suprir a carência de profissionais e manter a competitividade do Polo de Confecções.

 “Essa carência de mão de obra tem preocupado bastante todos os atores envolvidos na cadeia têxtil. Diante desse grande gargalo, estamos buscando soluções práticas. Essa parceria, acontecendo, será um passo importante para as duas cidades, com impactos positivos para os confeccionistas do Moda Center”, destacou.

 O prefeito Michel Alexandre também se mostrou otimista com a iniciativa.

 “Temos a certeza de que, com a experiência que vocês têm, poderemos levar adiante essa parceria, que será muito positiva para todos os lados. Espero que possamos trabalhar juntos para isso”, afirmou.

 Caso o modelo seja validado com sucesso em Serra Branca, a ideia é expandir a estratégia para outras pequenas cidades da região, transformando-as em polos complementares de produção. Isso abriria novas oportunidades de emprego e renda, fortalecendo economicamente as comunidades e impulsionando ainda mais o setor têxtil do Nordeste.

 Com essa articulação, o Moda Center busca garantir o futuro da produção em larga escala, reforçando o protagonismo do Polo de Confecções de Pernambuco no mercado nacional e contribuindo para a geração de empregos e o desenvolvimento regional.

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: