Os deputados estaduais de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional de Pernambuco, assumiram importantes posições nas comissões da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), fortalecendo sua atuação política e influência nos debates legislativos.
O deputado Edson Vieira (União Brasil) foi designado vice-presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, uma das mais relevantes da casa, responsável por avaliar a constitucionalidade, legalidade e juridicionalidade das proposições legislativas. Além disso, ele também garantiu lugar como membro titular nas comissões de Assuntos Municipais e de Saúde e Assistência Social.
Já o deputado Diogo Moraes (PSB) assumiu a vice-presidência da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação da ALEPE, além de se tornar membro titular das comissões de Constituição, Legislação e Justiça e de Administração Pública. Essas três comissões são consideradas pilares da Assembleia, pois tratam dos projetos mais significativos para o estado. A Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação, por exemplo, é a responsável pela análise das propostas relacionadas ao orçamento estadual, tributação e planejamento financeiro do Governo de Pernambuco.
Outro ponto relevante é que ambos os parlamentares fazem parte da oposição à gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB), o que pode intensificar os debates políticos dentro da ALEPE.
Diogo Moraes conquistou 43.117 votos na eleição de 2022 e ficou na primeira suplência de seu partido. Ele assumiu o cargo em maio de 2023, após a nomeação do ex-deputado Rodrigo Novaes para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Já Edson Vieira, que obteve 32.386 votos e também ficou na primeira suplência, retornou à ALEPE em setembro de 2023 após a licença de Antônio Coelho, que assumiu a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. Em novembro do mesmo ano, Antônio retornou ao cargo brevemente para a eleição da mesa diretora da ALEPE, mas Edson Vieira assumiu de forma definitiva no início de 2024, após a renúncia do ex-deputado Cleber Chaparral, que se tornou prefeito de Surubim-PE.
Com essas nomeações, os parlamentares de Santa Cruz do Capibaribe reforçam sua presença e influência na Assembleia, participando ativamente das decisões que impactam Pernambuco.
Do: Blog Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário