Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio, chamado também de “Setembro Amarelo”. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais e na garantia de uma rede de proteção efetiva, justamente pelos preconceitos e falta de informação.
Ciente da importância desse debate, a vereadora de Santa Cruz do Capibaribe, Jéssyca Cavalcanti (PSDB), tem atuado para garantir ações e projetos que possam ampliar o combate ao suicídio e permitir uma maior rede de assistência à saúde mental. Para celebrar a campanha “Setembro Amarelo”, a vereadora preparou uma programação para todo o mês, onde serão realizadas ações e palestras voltadas para a temática.
A programação teve início nesta quarta-feira (01), na Câmara de Vereadores, com a realização de uma mesa redonda que debateu o tema “Saúde Mental, redes sociais e fake-news”. Na oportunidade, marcaram presença o psicólogo Raí Ramos, Padre Kennedy Amorim, Pastor Cosme Silva, o Conselheiro Tutelar Rogério Felix e o jornalista Walter Miro, além de demais vereadores e assessores.
“Foi uma discussão muito proveitosa, que tratou sobre espiritualidade, assistência profissional e combate a desinformação. Sempre tenho buscado levantar esse debate, pois sei a importância que a informação e o conhecimento possuem nesse processo de proteção e prevenção”, afirmou a vereadora.
Jéssyca é autora de diversos projetos e Lei que tratam sobre o cuidado com a saúde mental, o combate ao suicídio e a garantia de assistência psicológica. Por exemplo, a Lei n° 3.107/2021, de sua autoria, institui o Comitê Gestor de Saúde Mental em Santa Cruz do Capibaribe e a Lei n° 2.863/2018, cria o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e Promoção do Direito ao acesso à Saúde Mental entre jovens e adolescentes.
Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário