quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
ICONOGRAFIA BRASILIDADE É APRESENTADA NO AGRESTE PERNAMBUCANO
O projeto Iconografia Brasilidade, que tem como principal objetivo gerar novos negócios no Polo Têxtil e de Confecções do Agreste pernambucano na Copa do Mundo FIFA 2014, será apresentado no município Santa Cruz do Capibaribe nesta quinta feira (05/12).
O evento contará com uma programação voltada para os empreendedores do setor e alunos das faculdades de design da região, com o intuito de esclarecer de que formas o polo pode explorar comercialmente e com eficiência o megaevento que acontece no Brasil e tem como uma das cidades sedes o Recife.
O evento acontece na Escola Técnica do SENAI, às 19h e é uma iniciativa do SEBRAE em Pernambuco, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) e do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE), através do Marco Pernambucano da Moda.
Com o tema Como Vender na Copa do Mundo FIFA 2014, o consultor Steven Smrekar fará uma palestra para esclarecer todos os aspectos legais da confecção e comercialização de produtos oficias da Copa do Mundo FIFA 2014. Ele também falará sobre as oportunidades de negócios que podem ser geradas através do projeto Iconografia Brasilidade e de que forma o empresário pode fazer bons negócios nesta época de grande movimentação no turismo e na economia do País.
Os participantes do evento também terão oportunidade de esclarecer suas dúvidas em relação a linhas de crédito, no painel com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Agência de Fomento de Pernambuco (AGEFEPE).
Para participar das atividades basta se inscrever no local. O evento contará com a participação dos representantes do Governo do Estado, do NTCPE, do SEBRAE, da Centro Pernambucano de Design e da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe.
ICONOGRAFIA BRASILIDADE – Inédito no País, o projeto teve como foco a criação de 14 ícones cuja temática mescla elementos da cultura, tradição e história do Brasil e o tema futebol, como a bandeira brasileira, o canário, a arara azul e o pandeiro. Eles poderão ser utilizados livremente por microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte para ilustrar produtos, que podem ser comercializados por toda a cadeia produtiva pernambucana de moda e confecção, acessórios e artesanato, envolvendo tanto criações mais populares como itens de luxo.
A iconografia, que faz parte do programa SEBRAE 2014, foi desenvolvida por seis designers de várias regiões do Estado, ligados ao Centro Pernambucano de Design (CPD): Adele Pereira, Chico Marinho, Danielle Simões, Guilherme Luigi, Marcelo Taubert e Renata Gamelo.
Os ícones podem ser baixados gratuitamente por meio dos portais do Marco Pernambucano da Moda (www.marcopemoda.com.br) e do SEBRAE em Pernambuco (www.pe.sebrae.com.br). Além das 14 imagens disponíveis, os empreendedores que desejarem ter acesso a ícones exclusivos podem se inscrever para participar de consultoria do programa SEBRAETEC.
BRASILIDADE – O projeto Iconografia Brasilidade surgiu de uma constatação: a falta de brasilidade em produtos e serviços, principal problema encontrado pelo SEBRAE em algumas das cidades-sede da Copa das Confederações 2013. Nesses locais, foram avaliados negócios de serviços, turismo e comércio durante os jogos da competição. Como resultado do trabalho, chegou-se à conclusão que relacionar os produtos e serviços à identidade e características brasileiras (a exemplo das cores ou características nacionais) é fundamental para lucrar durante a Copa de 2014, especialmente porque o turista estrangeiro espera passar por uma experiência autenticamente brasileira em tudo o que ele comprar ou consumir.
SEBRAE 2014 – O Programa SEBRAE 2014 tem como objetivo auxiliar micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais a se tornarem mais competitivos com as oportunidades oferecidas pelos megaeventos esportivos, a exemplo da Copa de 2014. Seu foco está centrado nas 12 cidades-sede da competição (Recife, Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e as ações priorizam nove setores com maiores possibilidades de geração de negócios com a realização da Copa. São eles: moda (têxtil e confecções, couro e calçados, gemas e joias, artesanato, turismo, cultura e entretenimento, comércio varejista, serviços, gastronomia, construção civil, madeira e móveis, agronegócios e tecnologia da informação e comunicação).
MARCO PERNAMBUCANO DA MODA – Ação do Programa Pernambuco Criativo, executado a partir de convênio no valor de R$ 2 milhões firmado em 2010 entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC) e a PetroquímicaSuape (PQS).
A missão da incubadora é preparar empreendedores e profissionais da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco agregando conhecimentos, inovação e tecnologias, transformando ideias em produtos, processos e serviços com qualidade e competitividade. Atualmente, o MPM está na etapa final da fase de pré-incubação dos 13 projetos que participam do programa que começou no início deste ano. A incubação propriamente dita, que é o próximo momento do projeto, deve ter início no próximo mês, com a inauguração parcial do prédio na Rua da Moeda. O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecção em Pernambuco (NTCPE) é a Organização Social gestora do equipamento.
Do: Jornal Agreste Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário