O Governador do Estado de Pernambuco sua excelência o Sr. Eduardo Campos, político do qual eu votei e me sinto a vontade para falar, escrever e emitir qualquer juízo de valor, como assim determina a Constituição de 1988, sem, contudo faltar ao respeito criou o Programa Pacto Pela Vida, tudo muito bom, muito bonito, resultados de redução de 12% segundo dados do próprio governo e etc.Devemos ainda mencionar que o governador teve como mentor o Dr. Luiz Ratton, sociólogo, este é o criador do referido programa de governo. Frota de viaturas novas, locadas, diga-se de passagem, compra de armamento, aumento mesmo que insuficiente de PMs e Policiais Civis, porque existem ainda varias Delegacias de Policia com apenas um Agente de Plantão nos fins de semana.
Os crimes só ocorrem durante o final de semana?
Segundo o Blog PEbodycount, que tem um contador dos números de homicídios estão contabilizados 1528 homicídios ocorridos este ano em nosso estado, até às 09h57min de hoje, dia 26 de maio de 2010, dia em que escrevo esse comentário. Se os índices baixaram, mesmo assim é muito alto. Estamos em guerra cívil e não sabemos. Houve inclusive uma chacina, conforme a reportagem abaixo, escrita pelo repórter Carlos Eduardo Santos, datada em 18 de maio de 2010, cujo teor não tiro uma vírgula, inclusive mencionando a chacina ocorrida em Brejo da Madre de Deus em julho do ano passado, aquela onde morrerem os cinco sem-terras, mas até hoje não se tem um autor denunciado.
“Seis pessoas foram assassinadas a tiros, ontem, no município de Floresta, no Sertão. Cinco das vítimas são da mesma família, entre elas uma mulher grávida e uma criança de 5 anos. O crime aconteceu no assentamento Caldeirão Periquito, às margens da estrada que leva ao município vizinho de Ibimirim.
Pelo menos quatro homens chegaram ao local procurando pelo agricultor Antônio Avelino da Silva. Como ele não estava em casa, os bandidos amarraram os cunhados do agricultor, os adolescentes Juvelino, 15 anos, e Rosana, 16, além de um empregado da família identificado como Demézio. A criança de 5 anos, Steffane Vitória, estava dormindo em um dos quartos.
Quando Avelino chegou em casa com a esposa, grávida de 5 meses, foi recebido à bala. O casal morreu na hora. Os bandidos também executaram Juvelino, Rosana, Demézio e Steffane.
Há informações que Avelino responde por crimes de homicídio e roubo e seria o alvo principal dos bandidos. A família e o empregado teriam morrido como queima de arquivo.
A última chacina no Estado ocorreu em julho do ano passado, quando cinco sem-terra foram assassinados em Brejo da Madre de Deus, no Agreste.
O crime de Floresta é a primeira chacina registrada no Estado este ano. E que seja a última...”
Então temos a morte do irmão do prefeito Júlio César do município de Quixaba: Essa é a noticia: Foi encontrado por volta das 09h00min de hoje, sábado, dia 15 de maio, em um matagal, nas proximidades da BR 230. Jomar de Medeiros Batista, de 58 anos de idade, era casado e atualmente residia em Teixeira, mas todo final de semana se dirigia à fazenda do irmão em Quixaba.
Aí vem a noticia do nosso Blog que narra: “Hoje, domingo, dia 16 de maio, aconteceu mais um crime de morte em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, mais precisamente na Rua Antônio Vieira de Araújo, 158. Desta vez a vítima foi José Eucaro de Santana Araújo Filho, de 24 anos de idade, ele residia na rua acima citada, vizinho a residência onde o crime aconteceu.
Galego como era mais conhecido, estava na companhia do seu amigo que morava ao lado de sua casa.
Ainda de acordo com as informações, dois elementos chegaram em uma moto, por volta das 06h00min, sacaram uma arma de fogo e efetuaram vários disparos contra a vítima, que correu para casa de seu amigo, que também foi ferido no braço”
Esse rapaz José Eucaro de Santana Araújo Filho, “GALEGO’’, como era mais conhecido já havia sofrido outros dois atentados, tendo inclusive no primeiro permanecido internado vários dias no HRA em Caruaru-PE. E os autores quem são? Nada! Tudo obscuro!
Dias antes o secretário de Agricultura de Lajedo, Ilamar Ferreira Amaral, 24 anos, foi morto a tiros, na manhã do dia 13 de maio uma quinta-feira. O crime aconteceu por volta das 8h30, quando ele saía de casa para trabalhar. De acordo com a polícia, Amaral foi surpreendido por dois homens numa moto, que atiraram duas vezes contra a cabeça dele. A vítima ainda foi socorrida para a casa de saúde Nossa Senhora da Penha, mas não resistiu aos ferimentos. O delegado Gilberto Meira Lins informou que a Polícia Civil e a Polícia Militar estão em busca dos suspeitos e investigam se a morte do secretário tem ligação com outro fato ocorrido com ele há 17 dias. Pois Ilamar Amaral quando saía de casa, foi amarrado e colocado na carroceria de uma caminhonete da Prefeitura. Porém no percurso, ele conseguiu se desamarrar e fugir. O carro da Prefeitura foi localizado na zona rural de Lajedo, cidade que fica no Agreste pernambucano. Neste caso o acusado foi preso, sendo um mototaxi/pistoleiro ou pistoleiro/mototaxi, não se sabe, o que se sabe é foi ele quem matou o Ilamar. Sabe-se ainda que foi um crime de mando e que o autor recebeu R$ 3.000,00 (três mil reais). Pago por um comerciante de Lajedo. Esse é o valor de uma vida. É um absurdo.
O Pacto Pela Vida é um conjunto de medidas que visa diminuir o índice de crimes contra vida num montante de 12%. No entanto criou uma expectativa no mínimo preocupante, pois excluem de forma absurda os Policiais que verdadeiramente estão no dia a dia no enfrentamento, nas ruas, policiando ou investigando. Certa feita ouvi do próprio Dr. Luiz Ratton a seguinte frase: “Observem essa área esta em verde, quer dizer que os índices estão abaixo. Estão bem na fita os Cel. “Fulano” Comandante do Batalhão da área e o Delegado “Sicrano” que é o Titular da Delegacia, também da área, e mostrou as fotos dos ditos”. Não menciono aqui os nomes do Cel. e do Delegado por uma questão ética, pois sei que eles não têm culpa. Essa mostra se deu no 1º Seminário sobre Homicídios, ocorrido em Caruaru no ano passado. Fiquei indignado e até perguntei e fui taxado de polêmico. Naquele evento a presença de Policias de nível médio foi muito pequena. Observei que só Delegados de Polícia e Oficiais da PMPE estavam presentes. Juízes e membros do Ministério Público praticamente só por algumas horas. Falar sobre homicídios e seus principais trabalhadores presentes. Foi um equivoco.
Agora teremos uma Lei para premiar os Policiais que elucidarem crimes de homicídios. Já existia prêmio para quem apreendesse armas de fogo. Isso é um engodo. Paguem bem aos Policiais. Aprovem Leis de verdade para vida funcional desses Policiais. Igualdade por cima e não por baixo. Ou seja, nada de proteção aos oficiais da PMPE e Delegados de Policia, deixando a míngua os Soldados, Cabos e Sargentos da PMPE e os Agentes da Policia Civil. Onde esta o Plano de Cargos da Policia Civil e seus respectivos aumentos.
É ano de eleição meus prezados, se esse Pacto pela vida do Governo do Estado trás realmente segurança e as senhoras e os senhores com o poder do voto acham que tudo isso é verdade, estejam a vontade para dar novo voto ao governador. Eu me desenganei com Eduardo, sinto-me traído. Acho-lhe um mágico. Diz o que não faz, e, faz o que não diz. Pensem nisso. Para encerrar meus respeitos ao Povo. E para lembrar mais uma vez: “Todo poder emana do povo, para o povo e pelo povo deve ser exercido.”
É bom pensar nisso. Se não pudermos pelo menos pensar, estamos perdidos.
Do: Jornal Agreste Notícia Por: Walmir Silva, Bacharelando em Direito pela Faculdade do Vale do Ipojuca – Favip. Comissário de Policia Aposentado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário