O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por unanimidade, manter a cassação dos registros de candidatura de Alisson e Batata, que concorreram aos cargos de prefeito e vice-prefeito de Taquaritinga do Norte nas eleições de 2024, além de confirmar a declaração de inelegibilidade do ex-prefeito Ivanildo Lero. A decisão foi proferida no julgamento de um recurso contra a sentença da 50ª Zona Eleitoral, que já havia condenado os três por conduta vedada, abuso de poder político e econômico, captação ilícita de sufrágio e uso indevido dos meios de comunicação.
Com a decisão, Alisson, Batata e Lero permanecem inelegíveis até 2032. A Corte Eleitoral também manteve as multas aplicadas, exceto a que se referia ao uso de recursos públicos, a qual foi anulada por ausência de provas.
Segundo o relator do processo, desembargador André Caúla Reis, os autos continham provas consistentes — como vídeos, imagens e depoimentos — que comprovaram a realização do evento político “Calaba Folia”, caracterizado como um showmício, com distribuição de bonés e camisetas contendo símbolos de campanha. Também foi constatada a atuação de um influenciador digital como animador do evento e a tentativa de obter apoio político mediante promessas de emprego e repasse de dinheiro.
A defesa dos réus alegou que não houve provas robustas da participação direta dos acusados na distribuição de brindes ou ofertas em troca de votos. Também sustentou que não foram utilizados recursos públicos na organização do evento. No entanto, para o TRE, as práticas adotadas violaram os princípios da moralidade e da isonomia do processo eleitoral, desequilibrando a disputa de forma grave.
Os advogados dos réus informaram que já impetraram recurso contra a decisão do TRE-PE e esperam reverter o resultado em instâncias superiores.
Do: Blog Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário