CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

UPA DO BREJO FECHA AS PORTAS – SECRETÁRIA JUSTIFICA QUE UNIDADE NÃO RECEBE RECURSO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

 A UPA – Unidade de Pronto Atendimento – Mestre Camarão, inaugurada em 2015 na Sede do Brejo da Madre de Deus, Agreste Central de Pernambuco, fechou as portas há uma semana.

 O equipamento que seria a porta de entrada para pronto-atendimento de urgência e emergência foi desativado, segundo a secretária Anne Gabrielle, por não receber recursos do Ministério da Saúde.


 A UPA-24H era mantida desde sua inauguração com recursos do próprio município, mas agora, as ocorrências estão sendo encaminhadas ao Hospital Municipal Dr. José Carlos de Santana.

UPA – É a unidade de urgência e emergência para serviços de média a alta complexidade, um meio-termo entre centro de saúde e hospitais, com mais recursos do que um posto de saúde. A gravidade do risco, e não a ordem de chegada, determina a rapidez com que o paciente será atendido. Funciona diariamente 24 por dia, inclusive nos fins de semana.

 O ideal é que as pessoas façam o acompanhamento médico de sua saúde por meio das equipes da Estratégia Saúde da Família que estão alocadas nos Postos de Saúde, Clínicas da Família ou Unidades Básicas de Saúde de cada Regional, porém quando passam mal elas devem procurar as UPA’s que estão preparadas para atender os casos de urgência (situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento) e emergência (quando há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato).

Hospital – Unidade que deve atender casos de alta complexidade e emergência, encaminhados pelos postos de saúde, UPA’s ou por ambulâncias, além de fazer atendimento clínico geral em diversas especialidades. Tem mais recursos tecnológicos de intervenção. Funciona diariamente 24 horas e nos fins de semana. Utilização: casos de risco à vida, acidentes graves de trânsito, envolvendo ortopedia, neurocirurgia, oftalmologia e AVC (acidente vascular cerebral, entre outros).

Do: Blog Agreste Notícia  

Nenhum comentário: