Na oportunidade várias autoridades políticas, de segurança e do judiciário estiveram presentes, dentre eles, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), o Exmº. Juiz de Direito Dr. Tito Lívio, o Exmº. Desembargador Frederico Ricardo de Almeida (presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco - TJPE) e o Exmº. Desembargador Roberto Ferreira Lins (corregedor Geral da Justiça eleito em novembro do ano passado).
Na oportunidade o Juiz Dr. Tito Lívio falou sobre a importância das duas Varas instaladas no Fórum de Santa Cruz do Capibaribe e das necessidades que serão preenchidas com a ação.
“Hoje a cidade estar em festa, à instalação de duas unidades judiciais na Comarca de Santa Cruz. Primeiro, a Vara Regional da Infância que foi transformada na antiga 3ª Vara, e o que isso representa para Santa Cruz? Representa primeiro, a observância a norma constitucional, a observância da legislação constitucional do estatuto da criança e do adolescente que prescreve prioridade absoluta...”, enfatizou.Tito Lívio ainda apresentou a necessidade da Vara da Fazenda Pública, que segundo ele, o número de ações abarrotava literalmente o Fórum da cidade, que chagavam a 5 mil ações novas somente do município, fora as ações do Estado e da Fazenda Nacional.
O primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), Diogo Moraes, destacou que as duas unidades têm a finalidade de desafogar os trabalhos da 1ª e 2ª Vara.
“Santa Cruz tem uma só palavra a dizer, obrigado. Temos a satisfação de receber essas duas Varas que são importantes para a sociedade não somente de Santa Cruz do Capibaribe, mas da Região, pois poderemos atender toda nossa população”.O corregedor Geral da Justiça, Roberto Ferreira Lins, demonstrou conhecer muito bem a história da cidade, destacando a história desde antes mesmo da emancipação política da Capital da Moda, que pertencia a Taquaritinga do Norte.
“Santa Cruz em 1953 não passava de um povoado com cerca de 5 mil habitantes, né verdade Diogo?, então era o segundo distrito de Taquaritinga do Norte. A vida de Santa Cruz do Capibaribe estar ligada com o que naquela época se chamava ‘sulanca’, hoje realmente são confecções de qualidade”, enalteceu.O prefeito Edson Vieira fez uso da palavra para dizer que Santa Cruz tem um povo que faz com que, a história da cidade siga em frente. Ainda na ocasião, ele pontuou o interesse do Juiz de Direito Dr. Tito Lívio pela instalação das duas Varas Judiciais naquela Comarca.
“A instalação dessas duas unidades importante vai ajudar o município de Santa Cruz do Capibaribe, vai ajudar o poder público também de Santa Cruz e vai ajudar a população de Santa Cruz do Capibaribe, por que aqui a cidade cresce, hoje temos mais de 100 mil habitantes, segundo dados do IBGE”.Logo em seguida, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Frederico Neves, defendeu a união entre os poderemos, pois segundo ele, assim seremos mais fortes.
Ainda na oportunidade, o Presidente do TJPE falou que, todos contribuíram para a instalação das duas unidades no Fórum de Santa Cruz do Capibaribe e também dos seus últimos dias a frente da presidência do Tribunal de Justiça.
“Eu tenho pensado muito na situação atual que atravessa o Brasil, nós temos, como disse ontem nas inaugurações de Serra (Talhada) e Arcoverde, uma constituição muito bem elaborada que prevê todos os direitos fundamentais, todos os direitos sociais dos cidadãos e cidadãs brasileiros. Esses direitos estão elencados no capítulo da clausulas pétreas e suscetíveis de alteração por emenda constitucional, mas não obstante disso, existem brasileiros e brasileiras que ainda não têm acesso aos direitos fundamentais. Então a primeira etapa já foi superada, a carta maior desse país existe e é muito boa, precisamos agora demandar uma nova fase que permita tonar os serviços públicos mais eficientes e que permitam que todos os brasileiros tenham o acesso aos direitos fundamentais”, concluiu.
Do: Blog Agreste Notícia









Nenhum comentário:
Postar um comentário