quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE RECEBE MAIS DUAS VARAS DE JUSTIÇA

 Na manhã de ontem (quarta-feira) foi entregue no Fórum de Santa Cruz do Capibaribe mais duas varas de justiça, sendo a primeira delas, a Vara Regional da Infância e Juventude e a outra, a Vara da Fazenda Pública.
 Na oportunidade várias autoridades políticas, de segurança e do judiciário estiveram presentes, dentre eles, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), o Exmº. Juiz de Direito Dr. Tito Lívio, o Exmº. Desembargador Frederico Ricardo de Almeida (presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco - TJPE) e o Exmº. Desembargador Roberto Ferreira Lins (corregedor Geral da Justiça eleito em novembro do ano passado).
 Na oportunidade o Juiz Dr. Tito Lívio falou sobre a importância das duas Varas instaladas no Fórum de Santa Cruz do Capibaribe e das necessidades que serão preenchidas com a ação.
 “Hoje a cidade estar em festa, à instalação de duas unidades judiciais na Comarca de Santa Cruz. Primeiro, a Vara Regional da Infância que foi transformada na antiga 3ª Vara, e o que isso representa para Santa Cruz? Representa primeiro, a observância a norma constitucional, a observância da legislação constitucional do estatuto da criança e do adolescente que prescreve prioridade absoluta...”, enfatizou.
 Tito Lívio ainda apresentou a necessidade da Vara da Fazenda Pública, que segundo ele, o número de ações abarrotava literalmente o Fórum da cidade, que chagavam a 5 mil ações novas somente do município, fora as ações do Estado e da Fazenda Nacional.
 O primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), Diogo Moraes, destacou que as duas unidades têm a finalidade de desafogar os trabalhos da 1ª e 2ª Vara.
 “Santa Cruz tem uma só palavra a dizer, obrigado. Temos a satisfação de receber essas duas Varas que são importantes para a sociedade não somente de Santa Cruz do Capibaribe, mas da Região, pois poderemos atender toda nossa população”.
 O corregedor Geral da Justiça, Roberto Ferreira Lins, demonstrou conhecer muito bem a história da cidade, destacando a história desde antes mesmo da emancipação política da Capital da Moda, que pertencia a Taquaritinga do Norte.
 “Santa Cruz em 1953 não passava de um povoado com cerca de 5 mil habitantes, né verdade Diogo?, então era o segundo distrito de Taquaritinga do Norte. A vida de Santa Cruz do Capibaribe estar ligada com o que naquela época se chamava ‘sulanca’, hoje realmente são confecções de qualidade”, enalteceu.
 O prefeito Edson Vieira fez uso da palavra para dizer que Santa Cruz tem um povo que faz com que, a história da cidade siga em frente. Ainda na ocasião, ele pontuou o interesse do Juiz de Direito Dr. Tito Lívio pela instalação das duas Varas Judiciais naquela Comarca.
 “A instalação dessas duas unidades importante vai ajudar o município de Santa Cruz do Capibaribe, vai ajudar o poder público também de Santa Cruz e vai ajudar a população de Santa Cruz do Capibaribe, por que aqui a cidade cresce, hoje temos mais de 100 mil habitantes, segundo dados do IBGE”.
 Logo em seguida, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Frederico Neves, defendeu a união entre os poderemos, pois segundo ele, assim seremos mais fortes.
 Ainda na oportunidade, o Presidente do TJPE falou que, todos contribuíram para a instalação das duas unidades no Fórum de Santa Cruz do Capibaribe e também dos seus últimos dias a frente da presidência do Tribunal de Justiça.
 “Eu tenho pensado muito na situação atual que atravessa o Brasil, nós temos, como disse ontem nas inaugurações de Serra (Talhada) e Arcoverde, uma constituição muito bem elaborada que prevê todos os direitos fundamentais, todos os direitos sociais dos cidadãos e cidadãs brasileiros. Esses direitos estão elencados no capítulo da clausulas pétreas e suscetíveis de alteração por emenda constitucional, mas não obstante disso, existem brasileiros e brasileiras que ainda não têm acesso aos direitos fundamentais. Então a primeira etapa já foi superada, a carta maior desse país existe e é muito boa, precisamos agora demandar uma nova fase que permita tonar os serviços públicos mais eficientes e que permitam que todos os brasileiros tenham o acesso aos direitos fundamentais”, concluiu.
 Dr. Frederico Neves assinou a ata e inaugurou as duas unidades que atenderam as demandas de Santa Cruz do Capibaribe e das cidades circunvizinhas.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: