A frase "não julgue para não ser julgado" base ia nos versículos de Mateus 7:1-2, em que o Senhor Jesus ensina a multidão e os discípulos. Mateus 7:1-2 "Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós".
Que tipo de julgamento Jesus falou? Os versículos seguintes respondem essa pergunta. Mateus 7:3-5 "E por que reparas-te no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão".
Jesus falou sobre a atitude de apontar defeitos em uma pessoa a partir de sua própria opinião sem reconhecer os seus próprios erros sendo você cristão ou ímpio principalmente.
Na justiça dos homens, quando uma pessoa está perante um juiz, há duas possibilidades: a absolvição ou a condenação. Um dos dois caminhos é sentenciado a partir de parâmetros que são definidos pela lei do país, que é a verdade tomada como referência no território desse país.
Ninguém gosta de ser corrigido, pois isso não produz boas emoções ou bons sentimentos, ou seja, não agrada a alma. Porém, o Senhor nos ensina em Sua Palavra que aquele que aceita a repreensão é sábio e prudente.
Provérbios 15:32 "O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento".
Provérbios 15:5 “O insensato despreza a instrução de seu pai, mas o que atende à repreensão consegue a prudência”.
Provérbios 15:10 "Disciplina rigorosa há para o que deixa a vereda, e o que odeia a repreensão morrerá".
Eclesiastes 7:5 “Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato".
O Espírito Santo deu-nos a oportunidade de compreender o ato de julgar. Em 1 Coríntios 6, o apóstolo Paulo escreve aos coríntios repreendendo-os sobre a omissão deles em julgar as coisas pertencentes a esta vida.
1 Coríntios 6:2-5 “2-Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? 3 - Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais às coisas pertencentes a esta vida? 4-Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja? 5-Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?".
Observe atentamente esses versículos. No versículo 2, Paulo afirma que os santos, todo aquele que crê em Jesus como Senhor e Salvador e tem uma vida santificada (separada para Deus), irão julgar o mundo, e isso acontecerá no fim do Reino Milenar de Cristo. Por acaso então somos indignos de julgar as atitudes e os desentendimentos das pessoas?
No versículo 3, o Espírito Santo ainda dá a Paulo uma outra revelação, que diz que todo aquele que crê no Senhor Jesus e tem uma vida obediente a Deus irá julgar os anjos. Por que será então que não podemos julgar as coisas desta vida? No versículo 5, Paulo ainda pergunta aos coríntios se não há ninguém capaz entre os irmãos para julgar. Vemos que aí nesse meio não se tratavam de ímpios, mas de conhecedores da palavra de Deus.
Julgar é uma atribuição do cristão que obedece a Deus, porém ninguém, nem que se julgue o mais obediente a Deus, pode realizar qualquer julgamento segundo a sua própria opinião imagine um ímpio lhe julgando. Preste muita atenção: Deus não quer que você julgue as pessoas segundo o que você pensa. Ele espera que você julgue de acordo com a Palavra Dele, repreendendo a pessoa em amor a fim de que ela possa se arrepender. Para isso, você deve conhecer a Palavra de Deus e mostrar para essa pessoa qual é a vontade dele em relação ao erro que ela cometeu. Se Deus revela isso como pode um ímpio não conhecedor da palavra me julgar ou lhe julgar irmãos?
A partir deste momento, não permita que a omissão permaneça em sua vida, assuma sua posição em Jesus Cristo e ministre a verdade (a Palavra de Deus) às pessoas.
O Senhor ainda nos ensina que aquele Cristão que repreende o homem terá ainda mais amizade com ele do que aquele que o elogia falsamente.
Provérbios 28: 23 “O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua”. Todas as vezes que você repreender um irmão, faça isso em amor com o desejo de que esse irmão se arrependa e volte a andar no caminho correto. Paulo escreveu aos coríntios que tudo que eles fizessem deveria ser feito em amor. Não o critique, esculache, não o humilhe, e não fale o que você não sabe sobre ele verdadeiramente.
1 Coríntios 16:14 "Todas as vossas coisas sejam feitas com amor".
“Veja Davi ele teve o rei Saul nas mãos onde poderia matá-lo, mas não o fez por temer e respeitar a Deus, porque Saul mesmo sendo seu inimigo era um ungido de Deus. E veja que Davi era segundo o coração de Deus”. Agora imagine um ímpio lhe julgado e querendo apontar os seus defeitos e erros. Pense bem antes de julgar um ungido e escolhido de Deus.
Deus abençoe a sua vida abundantemente!
Por: Junior DE Jesus
Do: Jornal Agreste Noticia
3 comentários:
Muito bom esse cometário,ainda mais comentando dentro da palavra de DEUS.Sou um admirador de pessoas que conhecem a palavra de DEUS.parabéns espero ler outros.
É verdade abençoado, as vezes os impios atravez do inimigo, tenta nos acusar, dos nossos erros, na verdade para tentar nos afastar de Deus. Mas temos que ter o alvo o Senhor Jesus, não ligar para aqueles descrentes que quer nos afrontar. Viva a via em Cristo somente. Não desanime e continue as boas obras passado é passado o que importa é o presente e o futuro em Jesus.
Gostei muito.
Postar um comentário