quinta-feira, 3 de março de 2011

DESEMPREGO ZERO EM TORITAMA

Responsável por 16% da produção nacional do jeans do País, com cerca de 2.500 indústrias e gerando mais de 25 mil empregos diretos, Toritama, a 170 km do Recife, destaca-se pelo alto índice de empregabilidade.
"Podemos assegurar que aqui o desemprego é zero. Pelas ruas da cidade o que mais se encontra são placas mostrando a falta de mão de obra para atender à demanda do setor. Por isso vem tanta gente de fora atrás de trabalho", garante o Secretário de Indústria e Comércio de Toritama, Niéliton Martins.
A Capital do Jeans, como é nacionalmente divulgada, fabrica quase 2 milhões de peças por mês, exportando a produção local para todos os estados do Brasil e até mesmo clientes de outros Países como Canadá e Alemanha.
"Já atendi vários clientes de fora do País. Às vezes aparecem uns gringos que sempre saem comprando muita coisa. E a gente fica feliz; afinal, eles estão levando nossas confecções para longe", conta a microempreendedora Maria de Fátima, que comercializa há três anos no Parque das Feiras da cidade.
Fonte de emprego em um raio de até 150 quilômetros, o município chega a duplicar o número de habitantes que, segundo dados do IBGE/2010, pulou de 21.800 em 2000 para 35.631, em 2010 - um aumento de 63,4%.
"Diariamente, muita gente se desloca de vários municípios vizinhos, a exemplo de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Vertentes, Surubim e até cidades do interior da Paraíba, que vêm trabalhar aqui. São representantes comerciais e profissionais do setor em geral que nos faz contabilizar uma população flutuante que chega ao dobro da população fixa", estima o prefeito de Toritama, Flávio Lima.
Um aspecto curioso do município foi apontado ano passado pela pesquisa do IBGE: Toritama é a menor cidade de Pernambuco - em área territorial -, com apenas 26 km². "Somos pequenos no tamanho territorial e expressivos na produção. E com avanços tão latentes, o município agora se prepara para viver um momento ainda melhor com a duplicação da BR-104 que liga as cidades de Caruaru a Toritama, abrindo as nossas perspectivas de futuro", concluiu Niéliton Martins.

Do: Jornal Agreste Notícia Fonte: JC Online

Nenhum comentário: