CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL DE VERTENTES PARTICIPAM DE SEMINÁRIO EM PARCERIA DO “LAHIN”


 Em parceria através do LAHIN – Laboratório de História das Infâncias do Nordeste – da Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Secretaria Municipal de Educação de Vertentes, os estudantes da rede Municipal da Escola José Acacio Pessôa das turmas do 8° ano juntamente com a professora Danielly Eloilly e o professor pesquisador da UFRPE Plínio Xavier. Participaram do Seminário “Nada para Nós, sem nós! – 29 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, nesta última sexta-feira (29). No ato, foram também festejados os 30 anos Convenção dos Direitos da Criança e o dia dos defensores dos Direitos Humanos. O processo de execução do seminário foi coordenado exclusivamente pelas crianças e adolescentes que compõem a Escolinha de Conselhos, projeto da Escola de Conselhos de Pernambuco, financiada pelo CEDCA.
 O seminário ocorreu na Universidade Federal Rural de Pernambuco, e os participantes foram acolhidos pela reitora, professora Maria José de Sena, que destacou a importância história da retomada de uma articulação de meninos e meninas como protagonistas na exigibilidade dos seus direitos. Também acolhendo os participantes, o representante do CEDCA, Arnaldo Sampaio, reafirmou o compromisso da instituição em assegurar a participação ativa dos adolescentes na elaboração das políticas públicas que efetivem os direitos humanos.
 O seminário que teve início às 8 horas, foi dividido em duas partes. Na primeira, com três mesas de debates constituídas por adolescentes, e na segunda parte 12 oficinas ampliaram o conhecimento sobre as temáticas afins, tais como Educação e Direitos Humanos, Gênero e Identidades, Capoeira e outros movimentos culturais, dentre outras.
 Intercaladas por apresentações culturais de adolescentes artistas, as mesas tematizaram as questões das Identidades e diferenças na Escola, a urgência da participação política e a afirmação das estratégias de mobilização.
 Na ocasião todos es estudantes de Vertentes participaram ativamente de todas as atividades propostas.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: