quinta-feira, 29 de outubro de 2026

MESMO COM PL RECONHECENDO DERROTA, FLÁVIO BOLSONARO DIVULGA CARTA E QUESTIONA RESULTADO DA ELEIÇÃO

 Mesmo após o Partido Liberal (PL) reconhecer oficialmente a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial de 2026, o senador Flávio Bolsonaro divulgou uma carta em que voltou a questionar o resultado das urnas e afirmou não reconhecer a derrota.

 A posição de Flávio contrasta com a manifestação oficial do próprio partido. Na segunda-feira (26), o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, divulgou uma nota reconhecendo o resultado presidencial proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), embora tenha defendido que alguns questionamentos sobre a disputa fossem esclarecidos.

 A carta de Flávio foi divulgada nesta quarta-feira (28), após sua chegada aos Estados Unidos. No documento, o senador voltou a alegar irregularidades no processo eleitoral, mas não apresentou provas que sustentassem as acusações. Na primeira versão divulgada, ele se referiu a si próprio como o “verdadeiro presidente eleito do Brasil”. Pouco depois, o texto foi retirado e republicado com uma alteração: a expressão foi substituída por “líder do Brasil”.

Contraste com o posicionamento do PL - A manifestação de Flávio ocorre em um momento no qual o PL e outras legendas que apoiaram sua candidatura já reconheceram o resultado das urnas. Além do PL, Republicanos, União Brasil e Podemos também se posicionaram pelo reconhecimento da vitória de Lula.

 O presidente nacional do PL afirmou que o partido reconhece o resultado proclamado pelo TSE, mas defendeu a apuração de questionamentos relacionados à campanha eleitoral e aos gastos públicos. A legenda não adotou, em sua nota, a mesma alegação de fraude apresentada posteriormente por Flávio.

Flávio diz que liderará oposição do exterior - Na carta, Flávio Bolsonaro também afirmou que pretende liderar a oposição ao governo Lula a partir dos Estados Unidos. O senador agradeceu aos presidentes Javier Milei, da Argentina, e Donald Trump, dos Estados Unidos, pelo apoio recebido durante sua saída do Brasil.

 A Justiça Eleitoral, por sua vez, reafirmou a segurança do processo eleitoral. O presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, declarou que a eleição transcorreu dentro da normalidade e com respeito à vontade do eleitorado. O tribunal também informou que os dados das urnas e registros da votação estão disponíveis para auditoria pública.

 A eleição presidencial terminou com vitória de Lula no segundo turno, por uma diferença superior a 4,4 milhões de votos. Flávio Bolsonaro, entretanto, mantém o discurso de contestação do resultado, criando um contraste entre sua posição pessoal e o reconhecimento oficial feito pelo partido que lançou sua candidatura.

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: