Brejo da Madre de Deus, no Agreste Central de Pernambuco, ocupa a 95ª posição entre os municípios pernambucanos no desempenho do Ensino Médio Regular da Rede Estadual, de acordo com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2025.
O município alcançou IDEB 4,7 em 2025, apresentando crescimento em relação ao resultado registrado em 2023, quando o índice foi de 4,3. A evolução representa um aumento de aproximadamente 9,3% no período.
Os resultados do IDEB 2025 mostram diferenças significativas entre os municípios pernambucanos e também permitem observar a evolução do desempenho educacional em relação à edição anterior.
Na primeira colocação aparece Carnaubeira da Penha, com IDEB 6,4. Como o arquivo do Inep não apresenta resultado de 2023 para o município, não é possível calcular a evolução percentual no período.
Inajá também alcançou 6,4 e aparece na segunda posição pelo critério sequencial utilizado no ranking. O município apresentou uma das maiores evoluções entre os resultados comparáveis, passando de 3,9 em 2023 para 6,4 em 2025, crescimento de aproximadamente 64,1%.
Outro município que aparece entre os destaques é Tuparetama, com IDEB 5,9 em 2025. Apesar do resultado elevado, o município registrou uma pequena redução em relação a 2023, quando havia alcançado 6,0.
Como é calculado o IDEB - O levantamento divulgado pelo Inep é referente ao Ensino Médio Regular da Rede Estadual. Os indicadores consideram informações relacionadas à aprovação dos estudantes e aos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), compondo o cálculo do IDEB.
Os resultados são organizados por município e rede de ensino, permitindo comparar o desempenho educacional e observar a evolução dos indicadores ao longo das edições.
No caso de Brejo da Madre de Deus, o resultado de 4,7 representa uma melhora em relação ao índice de 2023, quando o município registrou 4,3.
Do: Blog Agreste Notícia


Nenhum comentário:
Postar um comentário