Autoridades, religiosos, leigos e membros da sociedade civil prestigiaram, na noite da última sexta-feira, a Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão de Santa Cruz do Capibaribe ao padre Kennedy Amorim de Melo, realizada no plenário da Câmara de Vereadores. De autoria do ex-vereador Zé Minhoca (in memoriam), a homenagem reconhece a relevante contribuição religiosa e social do sacerdote ao município, especialmente por meio de suas ações na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel.
Companheiro de bancada entre os anos de 2017 e 2020, o vereador Nailson Ramos, que presidiu a Sessão Solene, destacou momentos de sua amizade com Zé Minhoca e expressou sua alegria em participar da homenagem.
“Quando cheguei aqui, meio perdido no primeiro mandato, Zé me chamou de ‘Grandão’, como costumava fazer, e disse: ‘vamos por esse caminho que é melhor, vamos apresentar tal projeto em prol da população’. Assim nasceu nossa amizade. Hoje, ter a oportunidade de conduzir uma sessão idealizada por ele e dedicada ao padre Kennedy, que tanto fez pela reconstrução e pelo resgate da história da primeira paróquia de nossa cidade, é uma alegria imensa”, pontuou o parlamentar.
Representando os movimentos pastorais da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, a professora Sílvia Félix ressaltou a atuação do homenageado.
“Muitos critérios poderiam ser atribuídos ao padre Kennedy, mas podemos destacar sua ação religiosa e social em nossa cidade. Nós o conhecemos não apenas como sacerdote de nossa comunidade paroquial, mas como cidadão santa-cruzense, que fez de seu ministério um exemplo de fé, integridade e compromisso com o próximo e com a sociedade”, afirmou.
O deputado estadual Edson Vieira destacou o posicionamento firme do padre Kennedy diante de questões públicas, como o retorno do cruzeiro da Matriz ao seu local de origem, em frente à igreja.
“Mesmo quando já não estava mais na paróquia, ele manteve o espírito acolhedor de ouvir, aconselhar e orientar. É uma honra estar presente nesta sessão solene, é uma honra tê-lo como irmão santa-cruzense. O senhor já era um de nós, mas agora, oficialmente, posso dizer que meu amigo, padre Kennedy, é meu conterrâneo”, frisou o parlamentar.
O vice-prefeito Flávio Pontes (Republicanos), que integrou diversos movimentos pastorais como o Encontro de Casais, de Jovens e de Amigos com Cristo, relembrou sua convivência com o padre.
“Construímos uma bonita história de amizade e de serviço prestado à Igreja durante o seu pastoreio em nossa cidade. Tínhamos um padre amigo, uma referência quando precisávamos de uma palavra inspiradora, motivadora e de incentivo para perseverar na fé e na vida”, declarou.
Com bom humor, o padre Kennedy Amorim iniciou seu discurso dizendo que ainda não havia adquirido a habilidade de falar em público sem roteiro. Em seguida, relembrou momentos de sua primeira passagem pela Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, quando atuou ao lado do Monsenhor Heleno, e também sua posse como pároco em 2015, já com a inclusão da devoção a São Miguel.
“A missão de dizer ‘sim’ e ‘não’ requer sensibilidade, reflexão e escuta, sempre em favor da comunidade. Eu sempre soube trabalhar com conselhos, sejam pastorais, administrativos ou econômicos e, aqui, no Bom Jesus, nunca tomei uma decisão sozinho; tudo foi fruto da escuta”, afirmou o sacerdote.
Entre as realizações de seu ministério em Santa Cruz do Capibaribe, padre Kennedy destacou o centenário de criação da Paróquia (2018); a construção da Igreja da Misericórdia Divina, no bairro Arcoverde; a continuidade das obras da Igreja Frei Galvão; as celebrações dos 300 anos da Igreja de Santo Antônio, em Poço Fundo; o agraciamento com a Medalha Padre Zuzinha; além do restauro da sepultura de Padre Zuzinha e do teto da Igreja Matriz, este último durante o auge da pandemia da Covid-19.
O projeto de resolução que concedeu o título de cidadania, apresentado pelo então vereador José Bezerra da Costa (Zé Minhoca), foi aprovado por unanimidade e resultou na Resolução Municipal nº 77/2019.
“Por inúmeros motivos, entre eles a fragilidade da saúde do nosso querido vereador Zé Minhoca, e por acreditar que tudo acontece no tempo de Deus, hoje recebo não apenas um título de cidadão, mas uma verdadeira certidão de nascimento como cidadão desta terra altaneira, religiosa e acolhedora. Hoje, nasço como cidadão de Santa Cruz do Capibaribe. Obrigado, Santa Cruz, por me receber como um de seus filhos. Deus os abençoe sempre”, concluiu o homenageado.
A Sessão Solene contou ainda com a presença do vereador Galego de Mourinha (MDB), da ex-deputada estadual Alessandra Vieira, do ex-vereador Zezin Buxin, do presidente do Instituto Histórico e Geográfico Santa-cruzense, Matheus Arruda, do pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, padre Janailton Alves, do filho do vereador autor da propositura, Mário Neto, além de membros da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Caruaru, onde o padre Kennedy exerce atualmente seu ministério pastoral.
Do: Blog Agreste Notícia
.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário