sábado, 4 de outubro de 2025

PERNAMBUCO ALCANÇA 17º MÊS SEGUIDO DE QUEDA NOS HOMICÍDIOS

 Pernambuco completou 17 meses consecutivos de redução no número de homicídios, segundo dados preliminares da Secretaria de Defesa Social (SDS). O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra durante a aula inaugural da formação de 322 novos bombeiros militares, realizada na tarde da última quarta-feira (1º), no Teatro Guararapes, em Olinda.

 A cerimônia marcou o início da última etapa de formação da segunda turma do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Desde o início da atual gestão, 298 praças já foram formados, e mais de 60 cadetes seguem em treinamento.

 Segundo a governadora, os resultados refletem o impacto do programa Juntos pela Segurança, que tem promovido os maiores investimentos em segurança pública da história do Estado.

 “Realizamos o maior concurso da história de Pernambuco, que vai colocar até o primeiro semestre de 2026 mais de 7 mil novos profissionais nas ruas. Pernambuco alcançou 17 meses consecutivos de redução nos homicídios e, em setembro, tivemos o segundo melhor mês da série histórica”, destacou Raquel Lyra.

📉 Queda expressiva nos índices criminais - Os números divulgados pela SDS apontam que, em setembro de 2025, foram registradas 226 Mortes Violentas Intencionais (MVIs), 35 casos a menos que no mesmo mês de 2024 — uma redução de 13,4%.

 Em relação aos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs), a queda foi ainda mais significativa: 2.721 roubos em setembro de 2025, contra 3.524 no mesmo período do ano anterior, o que representa uma diminuição de 23%.

👩🚒 Formação de novos bombeiros - A nova turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) conta com 322 alunos, sendo 266 homens e 56 mulheres. A capacitação inclui 1.248 horas/aula ao longo de oito meses, com disciplinas voltadas para combate a incêndio, salvamento aquático e terrestre, e atendimento pré-hospitalar.

 O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, ressaltou a importância da formação:

 “O Corpo de Bombeiros é uma instituição admirada. A presença deles representa vidas salvas e patrimônio preservado. Daqui a sete meses, teremos mais 322 profissionais prontos para servir à população”, afirmou.

🚒 Reforço para todo o Estado - Após a conclusão do curso, os formandos serão distribuídos nos grupamentos da Região Metropolitana do Recife para estágio operacional.

 O comandante do CBMPE, coronel Francisco Cantarelli, destacou que o reforço representa “uma revitalização das atividades e dos grupamentos de salvamento em todo o Estado”.

 A solenidade contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, dos deputados estaduais Joel da Harpa, Antônio Moraes, João de Nadegi e Renato Antunes, além de secretários e comandantes das forças de segurança.

 Para a aluna Fernanda Branco, natural do município de São João, no Agreste, o momento simboliza um sonho realizado:

 “É uma honra e uma conquista estar aqui. Saber que, em breve, poderei servir à população é o resultado de muito esforço e dedicação”, afirmou.

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: