Outro destaque foi a redução nos roubos a coletivos. No Recife, a queda chegou a 90%, passando de 33 para apenas 3 ocorrências. Na soma do Recife e da RMR, a diminuição foi de 82,5% (de 63 para 11 casos). Os furtos também apresentaram queda de 15,18%, saindo de 4.395 registros em 2024 para 3.728 neste ano.
Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os resultados refletem não apenas os números, mas a sensação de segurança da população:
“O povo tem demonstrado que está se sentindo mais seguro com os novos policiais nas ruas. É uma mudança para melhor na segurança pública”.
Além da redução da criminalidade, a produtividade policial avançou de forma significativa:
- Celulares recuperados: aumento de 47% (de 311 para 456);
- Encaminhamentos às delegacias: crescimento de 52% (de 1.490 para 2.260);
- Apreensões de armas de fogo: alta de 20% (de 64 para 77);
- Veículos recuperados: incremento de 11% (247 ao todo).
O comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, ressaltou o reconhecimento popular:
“A melhor pesquisa é o retorno da população. A presença efetiva e cortês dos policiais tem sido motivo de agradecimento e orgulho”.
O delegado-geral da Polícia Civil, Renato Rocha, reforçou que as apreensões têm se transformado em investigações consistentes:
“As demandas estão chegando às delegacias e sendo transformadas em inquéritos, garantindo que a segurança esteja realmente sendo realizada”.
O efetivo recém-incorporado foi distribuído em todas as Áreas Integradas de Segurança (AIS) da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), com média de 2.218 lançamentos diários de policiamento. Além da segurança ostensiva, os novos policiais também atuam em ações sociais, como a campanha de doação de sangue “Sangue Novo”, voltada à solidariedade e à aproximação com a população.
Do: Blog Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário