O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Painel de Transparência dos Festejos Juninos, revelou que os gastos com as festas juninas em 2025 ultrapassaram significativamente os investimentos realizados em 2024. Segundo levantamento divulgado na última quinta-feira (3), os valores aplicados este ano alcançaram a marca de R$ 281,9 milhões, o que representa um aumento de quase 39% em comparação aos R$ 203,5 milhões do ano passado.
Os números englobam os investimentos realizados por prefeituras municipais e pelo Governo do Estado, e indicam o fortalecimento dos festejos como motor econômico e cultural. Até o momento, todos os municípios de Pernambuco enviaram informações ao painel, sendo que 176 realizaram contratações artísticas e 107 receberam apoio financeiro estadual.
Os recursos investidos garantiram 3.309 artistas contratados para 5.733 apresentações, superando também os dados registrados no ano anterior.
O Painel de Transparência dos Festejos Juninos foi lançado em 2024 como uma iniciativa de adesão voluntária pelas gestões públicas, com o objetivo de promover clareza nos gastos públicos e permitir o acompanhamento por parte da sociedade civil. Por meio do painel, é possível comparar os valores dos cachês pagos por município e por artista, além de conferir a arrecadação de impostos gerados com a movimentação dos setores de comércio e serviços durante os festejos.
De acordo com o Promotor de Justiça Hodir Flávio Leitão de Melo, coordenador do Centro de Apoio Operacional em Defesa do Patrimônio Público e do Terceiro Setor do MPPE, o resultado demonstra o fortalecimento do compromisso com a boa gestão:
“Mais uma vez conseguimos a adesão de todos os gestores, fortalecendo a transparência dos gastos públicos”, afirmou.
No próximo dia 21 de julho, o MPPE irá entregar certificados às prefeituras que aderiram ao painel, reforçando a importância do controle social e da eficiência na aplicação dos recursos públicos.
Para conferir todos os dados disponibilizados, acesse o Painel de Transparência dos Festejos Juninos do MPPE: 🔗 https://portal.mppe.mp.br/web/festejos-juninos
Do: Blog Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário