O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realiza, nos dias 27 e 28 de maio, audiências públicas em três cidades do Agreste pernambucano com o objetivo de ampliar o cadastramento biométrico dos eleitores. Brejo da Madre de Deus, Jataúba e Toritama foram escolhidas por apresentarem altos índices de eleitores ainda sem biometria — em alguns casos, mais de 70% da população.
A iniciativa faz parte da campanha “Atualize”, que visa descentralizar o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral e aumentar a segurança e a praticidade no processo de votação. As audiências são abertas ao público e não requerem inscrição prévia. Os interessados precisam apenas comparecer ao local e preencher um formulário de presença.
Calendário das audiências:
Brejo da Madre de Deus📅 27 de maio (terça-feira)
🕘 9h
📍 Câmara Municipal — Rua Maestro Tomás de Aquino, 15 – Centro
🔎 74,66% dos eleitores ainda não fizeram o cadastramento biométrico
Jataúba📅 27 de maio (terça-feira)
🕑 14h
📍 Câmara Municipal — Av. José Lopes de Siqueira, 221 – Centro
🔎 63,81% sem biometria
Toritama📅 28 de maio (quarta-feira)
🕘 9h
📍 Câmara Municipal — Rua Ernesto Herculino Cordeiro, 199 – Centro
🔎 61,32% do eleitorado pendente
Durante as audiências, a Justiça Eleitoral ouvirá a população, líderes políticos e representantes de movimentos sociais. O objetivo é responder dúvidas, divulgar os benefícios da biometria e buscar apoio das autoridades locais para mobilizar os eleitores.
Além de garantir mais segurança e agilidade na votação, o cadastro biométrico também permite o acesso facilitado a diversos serviços públicos digitais. O TRE-PE tem reforçado a campanha de atualização em todo o estado, com foco especial nos municípios com maior número de eleitores irregulares.
Atendimento facilitado em Brejo da Madre de Deus - Para ampliar o acesso ao serviço, o TRE-PE instalou dois postos de atendimento temporários em Brejo da Madre de Deus. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h:
Auditório da Prefeitura (Praça Ver. Abel de Freitas, s/n – Centro)
Prédio do Cadastro Único (Rua Luiz Cecílio de Santana, 246 – São Domingos)
O atendimento é por ordem de chegada ou mediante agendamento no site oficial do TRE-PE.
Essa série de audiências integra uma agenda que já passou por Jaboatão dos Guararapes e Águas Belas — outros dois municípios com mais de 50% do eleitorado ainda sem biometria. A expectativa é de que as ações intensifiquem a regularização do cadastro eleitoral em todo o estado até o prazo final definido pela Justiça Eleitoral.
Do: Blog Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário