quarta-feira, 9 de abril de 2025

EXCLUSIVO - MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE CASSAÇÃO DA CHAPA HELINHO ARAGÃO E FLÁVIO PONTES

 O Ministério Público Eleitoral da 109ª Zona Eleitoral protocolou nesta terça-feira (8) um parecer que pode abalar os rumos da política em Santa Cruz do Capibaribe. O documento pede a cassação dos registros e diplomas dos candidatos Helinho Aragão (prefeito) e Flávio Pontes (vice), respectivamente do PSD e Republicanos, que disputam as eleições de 2024. Além disso, o ex-prefeito Fábio Aragão também foi apontado como responsável pelas irregularidades.

 Assinado pelo promotor eleitoral Dr. Iron Miranda dos Anjos, o parecer sustenta que houve abuso de poder político e econômico durante a pré-campanha, com o uso indevido de servidores, veículos e equipamentos da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe. Segundo o Ministério Público, essas estruturas públicas foram mobilizadas para limpar um terreno privado no bairro Rio Verde, que acabou sendo usado para comícios e atos da coligação apoiada por Fábio Aragão.

 “As provas colecionadas aos autos demonstram que os representados se utilizaram da máquina pública administrativa municipal a seu favor, bem como se valeram do poder econômico empregado na campanha para receberem vantagens aos eleitores, violando o livre exercício do direito de sufrágio”, destacou o promotor.

 Durante o processo de apuração, testemunhas confirmaram que a limpeza do terreno foi feita por funcionários da prefeitura, uniformizados, e em horário de expediente. Ainda segundo os depoimentos, o serviço realizado não condizia com os padrões regulares da gestão municipal, o que reforça o caráter eleitoreiro da ação.

 O proprietário do terreno, José Estevão de Lima Filho, declarou que o caminhão utilizado na ação estava à disposição da Prefeitura, o que corrobora os indícios de uso indevido da estrutura pública para fins eleitorais.

 O caso agora segue para análise da Justiça Eleitoral, que poderá acatar ou não o pedido de cassação da chapa. Se confirmado o abuso de poder, os candidatos poderão ser impedidos de concorrer, e outras sanções poderão ser aplicadas ao ex-prefeito Fábio Aragão.

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: