sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

MORADORES DO SÍTIO CALDEIRÃO PROTESTAM CONTRA FECHAMENTO DE TURMAS NA ESCOLA LOCAL

 Na tarde de ontem, moradores do Sítio Caldeirão, localizado na zona rural do Brejo da Madre de Deus, no Agreste Central de Pernambuco, se reuniram em frente à Escola Municipal José Inácio Cavalcante da Silva – Anexo Caldeirão para protestar contra a decisão da Prefeitura de retirar os anos finais do ensino fundamental da instituição. A medida, segundo os manifestantes, tem causado grande revolta na comunidade, que há mais de 20 anos conta com a escola para a formação dos adolescentes da região.

 Os moradores reivindicaram a presença do prefeito Roberto Asfora no local para esclarecer os motivos da decisão.

 “Nós queremos você aqui, Roberto, para falar com a gente cara a cara. Você não pode botar ninguém na sua frente. Queremos saber por que está fechando a escola do Caldeirão. Nosso valor não é apenas na eleição, é agora também”, declarou, indignado, José Henrique, um dos manifestantes.

 Dona Gilmara, mãe de um menino autista, também expressou sua preocupação.

 “Eles simplesmente disseram que não tem mais solução e que nossos filhos terão que estudar no Brejo. Meu filho tem autismo, não suporta andar de ônibus e, além disso, não tem cuidador. Em quatro dias de aula, ninguém apareceu para cuidar dele, o que é um direito garantido”, desabafou.

 A jovem Jamile, que estudava na escola, fez um apelo emocionado.

 “Eu amava estudar aqui e queria continuar. Prefeito, por favor, nos deixe estudar aqui. Ficaremos muito felizes se isso acontecer”, suplicou.

 Para os moradores, a decisão de transferir os alunos é um retrocesso. Seu Inácio, morador do Sítio Passagem Moleque, destacou a importância da escola para a comunidade.

 “Isso é um patrimônio público que existe há mais de 25 anos. Não podemos aceitar esse absurdo. Vamos lutar pelos nossos direitos e, se for preciso, faremos um abaixo-assinado e procuraremos o Ministério Público para resolver essa situação”, afirmou.

Assista o vídeo:

Posicionamento da Prefeitura - Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que a Escola Municipal Artur Leonel de Castro, localizada no Sítio Caldeirão, continua funcionando para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A Secretaria alegou que a transferência dos alunos dos anos finais para a sede do município ou para o distrito de São Domingos faz parte de uma “reorganização do ensino”, com o objetivo de garantir melhores condições de aprendizado.

 Ainda segundo a nota, a gestão municipal está adotando medidas para solucionar a falta de professores em algumas escolas e enfatizou que as unidades que receberão os estudantes do Sítio Caldeirão possuem infraestrutura adequada, com salas climatizadas, biblioteca e refeitório.

 A nota enviada pela Secretaria de Educação não apresenta cronograma e nem prazo para que as turmas sejam reativadas na unidade como cobram os moradores.

 No entanto, a comunidade segue insatisfeita e promete continuar mobilizada até que a decisão seja revista e os alunos possam permanecer estudando na própria localidade.

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: