CLIQUE NA IMAGEM PARA JOGAR

CLIQUE NA IMAGEM PARA JOGAR

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

POLÊMICA APÓS DEMOLIÇÃO DE LOCAL HISTÓRICO EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

 Com a justificativa de realizar melhorias e uma reforma na Escola Ivone Gonçalves (antigo Colégio Cenecista) por parte da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.  Uma empresa de engenharia que realiza os trabalhos no local, demoliu o Auditório São José, espaço histórico e que recentemente foi tombado através da Lei Municipal, o que ficou situado naquela instituição.

 Diante da situação, o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Cruz do Capibaribe IHGS), que é composto por diversos historiadores e geógrafos do município, emitiu nota lamentando o ocorrido, afirmando que confirma a necessidade de reforma do espaço, e cita que houve descumprimento de Lei Municipal, que foi sancionada pela gestão atual.

 Em relação à demolição do espaço, através de uma nota a Prefeitura Municipal também se pronunciou:

 A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe vem ao público esclarecer sobre a reforma que está ocorrendo na Escola Municipal Ivone Gonçalves e a preservação do patrimônio histórico.  Desde 2021, quando a gestão atual assumiu o Poder Executivo, o Auditório São José não possuía mais parte das características históricas do local.

 Há alguns anos, foi realizada a construção de salas de aula, com paredes de gesso no auditório, inclusive, uma das salas foi construída em cima do palco, mudando as características históricas do local.  O teto destas salas de aula (antigo auditório), foi completamente condenado, levando risco às crianças que estudavam no local, sendo necessária a interdição das salas e a reforma completa.

 Durante uma reforma, todo material que preserva as características originais e pode ser aproveitado e recuperado, como janelas e telhas, é guardado para ser reutilizado e com isso, conservar ao máximo as características históricas do auditório.  O projeto de engenharia da reforma da Escola Ivone Gonçalves também contempla a preservação total da fachada e da gruta Nossa Senhora de Lourdes.

 A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe reforça seu comprometimento com a história da cidade e reafirma que há muitos anos, o auditório São José havia perdido grande parte das características históricas, características que serão resgatadas ao máximo possível.

 Buscando a preservação da vida dos alunos da rede pública, a Gestão está realizando uma grande requalificação na escola, para levar dignidade e cuidar da integridade das crianças santa-cruzenses.

Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe

Fazer: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: