O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), foi denunciado no último dia 31 de março, pelo Ministério Público Federal (MPF) através da Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco, por corrupção eleitoral na eleição de 2008, quando o Tucano disputou a prefeitura da cidade e foi derrotado por Toinho do Pará (ex-prefeito).
Segundo as informações repassadas ao Blog, a denúncia foi feita pelo MPF ao TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco) devido o político ter foro privilegiado, o contrário do que acontece com sua esposa Alessandra Vieira e mais quatro cabos-eleitorais ligadas ao Tucano, que respondem pela mesma denúncia na Justiça Eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe.
O caso foi investigado pela Polícia Federal através do Inquérito Policial nº. 0407/2008-4 que alastrou o ajuizamento de ação penal perante o Juízo Eleitoral da 109ª Zona, em desfavor da Primeira Dama e das demais pessoas envolvidas no esquema.
Edson Vieira é apontado com beneficiário do esquema de corrupção eleitoral, que segundo as investigações, era organizado por sua esposa que oferecia dinheiro e benefícios para moradores de bairros carentes da cidade de Santa Cruz do Capibaribe e do Distrito São Domingos município de Brejo da Madre de Deus, em troca de votos.
As provas anexadas ao processo foram colhidas pela Polícia através de cumprimento de mandado de busca e apreensão no comitê do então candidato. Entre o material encontrado, um caderno servia para registrar os nomes e endereços, bem como, as necessidades apontadas pelos eleitores e a quantidade de votos que seriam conquistados através das doações ilegais.
Com as provas e depoimento de testemunhas, a Procuradoria Regional Eleitoral recomenda a condenação do prefeito com base no artigo 299 do código eleitoral.
A reportagem do Agreste Notícia entrou em contato com o departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe que enviou nota falando sobre o assunto.
Confira na integra:
Nota - Tendo em vista a matéria que trata sobre a denúncia apresentada pelo MPF ao TRE/PE, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), vem informar que foi inocentado dos fatos na representação eleitoral número 428603089.2008.617.0109. Informa ainda quanto à nova denúncia que se trata do mesmo objeto do qual ficou comprovado a sua inocência, mas que aguarda ainda notificação sobre este caso, para mais uma vez apresentar sua defesa e posicionamento diante dos órgãos legais.
Do: Blog Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário