A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, que cortou toda a parte dos galhos e folhas, preservando somente o tronco e o ramo da arvore da espécie Algaroba.
O Policial Militar, Dos Santos, revoltado com a situação em que a arvore foi podada desabafou:
“Essa imagem é de deixar qualquer pessoa revoltada, no Centro de Santa Cruz do Capibaribe, uma equipe a mando do Diretor de Meio Ambiente cortou essa árvore que servia de sombra e amenizava a sensação de calor das pessoas que ali passavam. Uma árvore sadia, que caso estivesse atrapalhando bastaria realizar sua poda. Mas isso já é costume. Fica aqui o registro desse crime... Quando eu passei, vi a cena e fiquei revoltado, aí perguntei aos cortadores quem havia mandado fazer aquilo e eles disseram que foi Pablo”.Outro internauta que também enviou as imagens para a redação do Blog Agreste Notícia falou que o caso não se tratava de uma poda, mais sim de um ‘assassinato’.
“Detalhe, isto não é poda, nesse caso é matar a arvore que respira pelas folhas quando eliminamos as folhas ela tem 90% de chance de morrer. Precisamos sim de podas, mas não de assassinatos de arvores”, criticou.A reportagem do Blog Agreste Notícia entrou em contato com o ambientalista Luiz Carlos que considerou que a poda foi feita de maneira irregular, onde a própria lei orgânica do município estabelece critérios para esse tipo de ação.
O Gerente de Meio Ambiente, Pablo Ricardo, reconheceu que não é normal esse tipo de poda, mas argumentou que a arvore estava prestes a tombar, já que moradores já haviam relatos de que a mesma estava apresentando alguns estralos e por isso a situação exigia medidas drásticas para precaução de não acontecer possíveis incidentes.
Do: Blog Agreste Notícia
2 comentários:
É importante que se verifique se esse Sr. Pablo Ricardo, possui a formação necessária para atuar como Gerente de Meio Ambiente.
Independentemente de denúncias de "estralos", era preciso uma análise mais criteriosa da situação da árvore, o que provavelmente não foi feito. Simplesmente, a ordem foi: Derruba!!!!!
Todos já viram que as poldas aqui em santa crus são feitas desta forma, embora a lei não permita que assim seja feita, mais nunca vi uma arvore se que morrerem por causa de uma polda feita desta forma, daqui a um certo tempo ela vai está cheia novamente, e eu receio que se ela permanecesse da forma que estava ela tombaria com as constantes ventanias, teria que fazer o mesmo com muitas outras arvores aqui para não correr o risco de perdermos como perdemos uma semana passada nesta rua.
Postar um comentário