sexta-feira, 23 de outubro de 2015

GEL CALDAS DEFENDE TRANSPOSIÇÃO DO RIO AMAZONA PARA O SEMIÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO

 O diretor da Rádio Farol FM, Gel Caldas, participou por telefone do programa Cidade em Foco que é transmitido também pelas rádios Filadélfia FM e Colinas FM, bem como, apresentado pelo radialista Alberes Xavier.
 Na oportunidade, Gel Caldas falou sobre a expectativa do 1º Movimento da Transposição da Água do Rio Amazonas para o Semiárido do Nordeste Brasileiro que está sendo programado para o próximo dia 15 de novembro.
 “Quero convidar todos os nordestinos, para que, no próximo dia 15 de novembro, dia da Proclamação da República, darmos início a esse primeiro movimento patriótico pela transposição da água do Rio Amazonas para o Semiárido Nordestino”, convidou.
 Caldas ainda estacou a situação caótica do Rio São Francisco que tem uma vazão de 2,9 mil metros cúbicos por segundo, isso em época de cheia. Mas hoje com a estiagem, esse volume caiu mais de 50%, o que para o Diretor da Rádio Farol, seria uma roleta climática que o Nordeste vem enfrentando.
 O Rio Amazona, segundo informações de Gel, tem uma vazão de 250 mil metros cúbicos por segundo, o que significa 250 milhões de litros de água doce despejados no oceano.
 “Se você contar de um até cinco, isso quer dizer que já foi despejado um bilhão de litros de água que vai para o oceano atlântico. Na época da cheia, essa vazão chega a 600 milhões de litros de água por segundo”, explicou.
 Gel Caldas defende que seja feita a transposição das águas do Rio Amazonas para o Semiárido Nordestino, porque entende que, seria definitivamente o fim do problema da falta de água na Região.
 A transposição da água seria através de uma tubulação de 2 mil quilômetros para chegar até o Semiárido.
 Uma obra desse porte seria é possível de acordo com Gel Caldas, seguindo o exemplo do Estado da Califórnia (EUA) que tem característica climática semelhante ao Nordeste Brasileiro, mas em 1930 foi feita a transposição das águas do Rio Colorado através de uma tubulação de 2,5 mil quilômetros. 
 “Nós temos a maior bacia hidrográfica do mundo que é o Rio Amazonas e nós estamos aqui sofrendo. Por isso reafirmo o convite a todas as pessoas, para que no dia 15 de novembro, às 10 horas da manhã na cidade de Toritama, se fazer presente para darmos início o movimento em prol dessa transposição”, concluiu.
Ouça a entrevista:
Do: Blog Agreste Notícia

Um comentário:

Anônimo disse...

Hoje mais do que nunca precisa ser feita esta adutora se possível com 13 ou 14 vezes esta capacidade,em virtude de estarmos praticamente com 7 anos de seca tudo indica que 2017 sera seco totalizando 8 anos de seca, não quero Sr Gel Caldas desfazer de seu projeto o Senhor esta mais do que certo precisava de uma mobilização grande de todo o Nordeste de todos os setores da Sociedade,é humanamente impossível viver sem água,uma adutora que contemplasse o Nordeste e o Sudeste ate porque muitas partes do Sudeste esta ficando igual ao Nordeste que abrangesse todas as bacias hidrográficas deficitárias destes estados!