Apenas 13 municípios do estado de Pernambuco estão adimplentes no CAUC (Cadastro único de Convênios) que funciona como uma espécie de Serasa das Prefeituras. Enquanto isso, 171 cidades vão encerrar o ano inadimplentes com a União foi o que apontou o levantamento feito pelo Tesouro Nacional que divulgou que pelo menos 92,9% dos gestores estão impedidos de receber verbas de transferências da União.
Entre os que estão sujos no Agreste está a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Toritama e Taquaritinga do Norte entre outras. Já entre os ficha limpa está o município de Vertentes.
O sistema do Cauc verifica a situação dos municípios em quatro grandes blocos: obrigações de adimplência financeira; prestação de contas de convênios; obrigações de transparência e obrigações constitucionais ou legais. Para isso toda documentação administrativa, financeira e contábil produzida pelos municípios deve ser entregue ao Tesouro Nacional.
As prefeituras podem ficar negativadas, por exemplo, ao não comprovarem a contribuição previdenciária, a aplicação mínima de recursos em educação e saúde, ou a publicação do relatório de gestão fiscal, no prazo de até 30 dias após o encerramento de cada quadrimestre ou semestre.
Os demais municípios, que ficarão sem a verba das transferências voluntárias, só poderão contar com os recursos oriundos da arrecadação de tributos federais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Recebem ainda verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) constatou, com base nas restrições indicadas até novembro, que 5.368 prefeituras do país vão encerrar o ano com irregularidades listadas no Cauc. Este número corresponde a 96,4% do total de 5.570 municípios brasileiros. Em comparação com 2013, houve um aumento de 81%, pois em novembro passado apenas 2.965 estavam com pendências no cadastro.
Do: Blog Agreste Notícia
.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário