Santa Cruz do Capibaribe e o novo governador - O resultado da eleição para governador tem um peso tremendo na conjuntura política de Santa Cruz do Capibaribe-PE. Vamos analisar alguns casos:
Ganhando Armando Monteiro (PTB) sairia fortalecido o atual deputado federal José Augusto Maia (PROS), fato confirmado pelo próprio candidato, quando em comício realizado ao lado da “rodoviária”, o qual garantiu que sendo eleito o deputado teria acesso livre ao Palácio. Nesse caso José Augusto teria força política para sobreviver e poderia sonhar em voltar a ser o líder político do seu grupo.
Por outro lado, caso o candidato Armando Monteiro não seja eleito e o candidato a deputado estadual Ernesto Maia (PSL) consiga se eleger, automaticamente assume a liderança do seu grupo político, desbancando o seu tio José Augusto Maia, tendo a oportunidade de fazer mudanças estruturais, na mesma linha do atual prefeito e líder do grupo de situação Edson Vieira, isso é, abrindo espaço para novas liderança e renovação do grupo, coisa que não acontece ha muito tempo.
Ernesto apoia para deputado federal Luciano Bivar (PSL), da sua sigla partidária, o qual divide com Ricardo Teobaldo (PTB) os votos do grupo, sendo dois desconhecidos do eleitorado do município, a luta se torna interessante.
O candidato a deputado estadual Toinho do Pará (PHS), que conta com uma boa parte de um eleitorado fiel a sua pessoa, vem fazendo um porta-a-porta com sua simplicidade e simpatia e conseguindo um bom desempenho. Conta com o apoio aberto do deputado José Augusto o que ajuda a somar alguns votos. Carrega a responsabilidade de apoiar Ricardo Teobaldo (PTB), devido a compromisso com José Augusto, o qual é desconhecido no município, o que torna a tarefa não muito fácil. Caso seja eleito tem duas alternativas. Na hipótese de Armando Monteiro sair vitorioso, fará um mandato de coalizão e para isso poderá fazer parceria com José Augusto, se aproximado do governador. Em caso de vitória de Paulo Câmara, seguirá sua trajetória na ALEPE, na qual já se sente a vontade, uma vez que já fez parte daquela casa por dois mandatos.
Dimas Dantas (PP) faz uma campanha na simplicidade, o que sempre foi sua característica, indo de porta em porta, de bairro em bairro e angariando votos para si e para o seu candidato a deputado federal, Eduardo da Fonte (PP), que já tem trabalho prestado no município e tem muitos simpatizantes, o qual certamente será bem votado. Quanto a Dimas caso seja eleito deputado estadual, conquistará espaço para bater de frente politicamente com as demais lideranças dos grupos já existentes.
No grupo da situação o candidato Diogo Moraes (PSB) conta com o apoio dos mandatários do poder tanto a nível municipal quanto estadual o que facilita e muito o seu trabalho na tentativa de ser reeleito. Numa vitória de Paulo Câmara (PSB) se consagraria como grande líder regional do seu partido e teria com certeza o mesmo espaço que teve nos mandatos do ex-governador Eduardo Campos. Apoia para deputado federal Bruno Araújo (PSDB), o qual já é conhecido por boa parte do eleitorado local e possivelmente será bem votado, pois é apoiado pela maior parte do grupo que está no poder.
Resta aguardar para ver o que acontece, esperando é claro, que o eleitor tenha clareza para saber escolher o que for melhor para o nosso estado e município.
Por: Marcos Antônio
Do: Blog Agreste Notícia



Nenhum comentário:
Postar um comentário