domingo, 1 de junho de 2014

PELA PRIMEIRA VEZ, HILÁRIO E ZÉ DERCÍLIO FRENTE A FRENTE EM UMA EMISSORA DE RÁDIO

 Pela primeira vez, o presidente da Câmara Municipal de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo (SDD), ficou frente a frente com o vice-prefeito da cidade, José Dercílio (PTC). Ambos são primos, residem em São Domingos, porém são adversários políticos. O encontro foi na emissora de Rádio Comunitário São Domingos FM.
 Na ocasião, os dois políticos debateram vários assuntos, entre eles, o parecer do Ministério Público Federal, que sugere que a eleição suplementar acontecida no ano passado, seja anulada e que o ex-prefeito Dr. Edson, cassado em abril de 2013, seja reintegrado ao cargo de prefeito daquele município.
 Sobre o assunto o vereador Hilário falou que, desde quando assumiu a prefeitura dizia que estava em um lugar que não era dele, mas sim do ex-prefeito Dr. Edson que foi eleito com o voto da maioria. “Pelas forças legais eu fui obrigado a assumir o lugar de Dr. Edson e me deparei com a publicação de que desde o dia 26 de maio, o Ministério Público Federal recomendou a volta do Doutor, porque, pasmem vocês, o TRE-PE fez uma coisa arbitraria. Pois ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito enjugado, então não sei o que houve que o TRE marcou tão rápido essa eleição, não sei que força foram essas. Então para mim essa eleição ainda não acabou”, disse.
 Já na opinião de Zé Dercílio, isso foi um parecer dizendo que nada do que foi dito contra Dr. Edson é verdade. “Agora contra fatos não a argumentos, pois existem filmagens de barracas da prefeitura dentro do evento, tem uma série de coisas que comprovam. Mas eu não sou jurista para dizer o que vai acontecer, ninguém sabe como será julgado”.
 Na oportunidade o presidente da Câmara refirmou que no período em que o ex-prefeito Dr. Edson estava à frente do poder executivo, foi liberado um convênio com o governo do estado, onde o então prefeito entendeu que deveria investir integralmente no Hospital Municipal José Carlos de Santana em Brejo. “Esses processos quando são assinados, são liberados 50% do recurso no inicio da execução da obra, posteriormente é liberado os outros 50%. No período em que eu estava prefeito interino, foram liberados mais de 700 mil e ficou em uma conta no Banco do Brasil em Brejo da Madre de Deus. Toda a questão licitatória já estava pronta, mas quando o atual gestor tomou posse, segundo seu filho (vereador Robertinho) disse na câmara, que o projeto não era interessante e que seria feito um novo projeto”.
 Zé Dercílio falou que esse recurso do FEM no governo passado, seria apenas para investir em uma reforma na unidade hospitalar, mais que o prefeito Roberto Asfora viu que o montante daria para realizar a ampliação do Hospital. “O prefeito revolveu ampliar o Hospital de Brejo em vez de fazer a reforma. Roberto Asfora tem uma visão ampla e achou melhor assim”.
 Sobre o projeto de aproximadamente 5 milhões de reais que será executado no saneamento básico de São Domingos, o governo atual diz que a gestão passada teria perdido e que eles recuperaram. Hilário disse: “Se existe o recurso hoje é porque alguém teve a responsabilidade de ir atrás desse dinheiro. Então eu tenho que fazer justiça e dizer que o ex-secretário de obras, Serginho, quando estava à frente da pasta, ainda no final do ano de 2012, cadastrou o município no PAC-2 e teve a preocupação de elaborar esse projeto que foi aprovado na FUNASA e o recurso para esse projeto foi liberado no período em que eu estava prefeito interino, assim como a presidente Dilma também liberou recursos da primeira etapa do PAC para outros municípios que tenha menos de 50 mil habitantes”.
 José Dercílio disse que o presidente da FUNASA, João Henrique, teria informado ao prefeito que, o Brejo poderia perder esse recurso. “Eu lamento porque a equipe anterior não teve o cuidado de verificar esse projeto, pois projeto de prefeitura tem um prazo para garantir o recurso e executar, então o prefeito tem que ter uma equipe muito boa para gerenciar recursos. Infelizmente o município poderia ser prejudicado porque o ex-gestor estava exercendo o cargo de prefeito e cuidando em sua campanha”, falou o vice-prefeito dizendo que foi dado um prazo de duas semanas para o atual prefeito adequar o projeto e garantir o recurso.
 Hilário rebateu afirmando que quando esteve prefeito teve o cuidado de dar continuidade a todos os projetos voltados para São Domingos e Brejo. “E não foi só esse, mais também tive o zelo de adquirir uma Kombi 0 km para as vigilâncias; nós tiramos o PSF que existia dentro da Policlínica de São Domingos e colocamos onde era a subprefeitura, transferimos a subprefeitura para onde ela estar. Fizemos uma reforma dentro da policlínica e implantamos a base do SAMU, faltando somente um equipamento que faz a regulação para enfim, ser implantado o SAMU de São Domingos”, destacou completando ainda: “Nós também conseguimos o PAC-2 que hoje está fazendo a diferença no município, pois a zona rural está vendo exatamente o que Dilma fez por esse povo, quando recebemos as maquinas que hoje é utilizada nas estradas do nosso município”.
 Hilário ainda afirmou ter deixado em caixa mais de 5 milhões de reais em espécie, isso de convênios e recursos do próprio município. “Então ficamos lá tão pouco tempo, mas investimos em obras, saúde e etc. Prova disso é que, iniciamos o calçamento de várias ruas de São Domingos, como também alugamos uma casa para armazenar os remédios das farmácias básicas, pois compramos mais medicamentos para ser ofertado a população, inclusive acionaram Polícia Federal achando que era para comprar votos, não entendendo eles, que poderiam prejudicar as pessoas que pegam medicamentos gratuito nas farmácias no município”.
 Hilário concluiu suas palavras afirmando que todos os médicos que existem em São Domingos foi graças ao programa Mais Médico que foi assinado por sua gestão.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: