Exemplo japonês - Apareceu nas redes sociais, hoje, que após o jogo do Japão, os torcedores japoneses apanharam o lixo do estádio produzido por eles mesmos. E muita gente postou que devemos aprender muita coisa com eles.
O Japão tem uma cultura milenar e realmente é um povo muito educado mais também muito introvertido, tímido. O Japão saiu arrasado depois da segunda guerra mundial e até alguns anos atrás era a segunda maior economia do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e foi ultrapassado pela China há pouco tempo. Antigamente nós éramos estimulados a copiar o American way of life (modo de vida americano), porém após algumas crises americanas e o aparecimento dos tigres asiáticos o oriente passou a influenciar com sua cultura, religião e economia. Mas infelizmente, o problema não está na educação sistemática (na escola) está também na maneira como educamos os filhos. Aqui, as pessoas querem se isentar da educação familiar e repassar para a escola. A escola ensina, melhora, ajuda a crescer como pessoa, mas as pessoas têm que aprender a respeitar em família. A pessoa tem que aprender a ter asseio em casa, à família deve ensinar que se deve respeitar a natureza; que se deve respeitar os mais velhos; que devemos manter o nosso ambiente limpo. Mas vivemos numa constante crise de autoridade e as leis que estão implementando querem tirar cada vez mais a autoridade dos pais sobre os filhos.
Quando o filho vira bandido é com a Polícia, quando os pais querem ter autoridade não podem nem dar umas palmadas que é crime. Numa sociedade onde se é estimulado a trapacear, roubar, enganar, etc. será difícil chegarmos ao nível dos japoneses. E com a herança colonial do senhor de engenho, acho difícil, riquinhos e emergentes brasileiros quererem limpar o que sujaram.
Por: Denizio Januário/Crítico Literário
Do: Blog Agreste Notícia



Um comentário:
Concordo com você meu amigo quase em tudo, porem não me recordo em que livro está escrito que japoneses para educar seus filhos precisam "bater". A verdade é que "SIM", as nossas leis impedem muitos dos velhos costumes e tradições (que eu diria até ultrapassadas), menos dos pais educarem seus filhos para o respeito mutuo e a cidadania!
com meus respeitosos e sinceros votos de estima e apreço.
Postar um comentário