A temporada 2014 no futebol de Pernambuco já tem data definida para começar. Em reunião na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) com os dirigentes dos clubes que estão confirmados na elite do futebol estadual em 2014, o modelo do Campeonato Pernambucano foi definido na tarde desta segunda feira (30).
A principal novidade é a data em que o torneio irá começar: 08 de dezembro. Os três principais clubes do campeonato não irão disputar a primeira fase da competição, uma vez que Santa Cruz, Sport Recife e Náutico estarão no Campeonato do Nordeste, a ser iniciado em janeiro do ano que vem. Vale salientar que a fórmula é provisória e foi tomada por causa da Copa do Mundo, que irá paralisar o futebol nacional por mais de um mês.
Fórmula de disputa - O primeiro turno será disputado entre nove clubes do interior de Pernambuco. A fórmula de disputa será os pontos corridos e os três primeiros avançam para a disputa do hexagonal do título. A melhor equipe do primeiro turno garante vaga no Campeonato Brasileiro da Série D.
O segundo turno irá contar com os três melhores do primeiro turno, além da presença dos três clubes da capital. As seis equipes irão se enfrentam em partidas de ida e volta. Os quatro primeiros colocados se classificam para a semifinal, que será disputada nos moldes olímpicos (1º x 4º e 2º x 3º). Nas semifinais, o gol fora de casa não é critério de desempate. Caso a soma dos resultados termine igual, a decisão será nos pênaltis. Os três primeiros colocados no hexagonal do título estarão classificados para a Copa do Nordeste de 2015.
O hexagonal do rebaixamento está mantido. A fórmula de disputa será a mesma do segundo turno, sem a necessidade de haver semifinais e finais. Os dois piores estarão rebaixados à Série B de Pernambuco de 2015.
Clubes participantes - Ainda não se sabe completamente quais serão os clubes participantes do Campeonato Pernambucano 2014, porque a 2ª Divisão deste ano está em andamento. Até agora, Santa Cruz (atual tricampeão estadual), Sport Recife, Náutico, Salgueiro, Ypiranga, Central, Porto, Pesqueira, Serra Talhada e Chã Grande estão confirmados. Ainda faltam duas vagas, em substituição a Petrolina e Belo Jardim, rebaixados em 2013.
Do: Jornal Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário