quinta-feira, 5 de setembro de 2013

SAÚDE E PAZ

Hoje se fala muito em exame da próstata a moda antiga, e se faz piada sobre urologistas e proctologistas. Mas a verdade é que o exame preventivo da próstata, ainda é a melhor maneira de prolongar a vida do homem moderno. A vida financeira, o estresse, as viagens, a intermitência sexual, podem causar danos a próstata.
 A hiperplasia benigna da próstata (HBP) ou hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição médica caracterizada pelo aumento benigno da próstata que normalmente se inicia em homens com mais de 40 anos.
 Pode provocar estreitamento da uretra com dificuldade de micção É caracterizada por uma hiperplasia das células do estroma e do epitélio, resultando na formação de nódulos na região periuretral da próstata, causando também perda da sensibilidade penial.
 Quando suficientemente largos, os nódulos comprimem o canal uretral causando obstrução parcial, ou às vezes completa, da uretra, desta maneira interferindo no fluxo normal da urina. Isso causa sintomas de hesitância urinária, polaquiéria, aumento do risco de infecção do trato urinário e retenção urinária, sendo então necessário o uso de Hidroclorotiazida 0,25 mg. Embora os níveis de antígeno prostático especifico, possam estar elevados nestes pacientes, devido ao volume maior do órgão e inflamação devido às infecções do trato urinário, a hiperplasia prostática benigna, não é considerada pré-maligna ou tendenciosa.
 É necessário sim, conhecer os níveis de hormônios disponíveis no organismo do homem, com exames de PSA , para se ter um diagnóstico mais preciso. Só o exame de toque na próstata não oferece o resultado necessário. 
Este exame, PSA, deve ser anual e apresentado a um Proctologista de sua confiança.
Um ambiente favorável ao casal, uma viagem a sós, e a frequência sexual definem a longevidade da próstata.
Por: Prof Marcos Godinho 
Do: Jornal Agreste Notícia

Nenhum comentário: