CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

sexta-feira, 30 de março de 2012

GOVERNO ENTREGA CONJUNTO DE AÇÕES EM CACHOEIRINHA E LAJEDO

O Governador Eduardo Campos dedicou esta quarta feira (28/03) a entrega de um conjunto de ações em dois municípios do Agreste Meridional pernambucano, Cachoeirinha e Lajedo.
 Em Cachoeirinha, ele inaugurou o sistema de abastecimento de água e a Academia das Cidades do município. Já em Lajedo, o Governador teve um agenda mais extensa com o lançamento do Programa Territórios Produtivos, entrega de títulos de propriedade de terra, equipamentos para fomentar a apicultura, além da inauguração de outra Academia das Cidades e visita à várias obras.
 Em Lajedo, na presença de centenas de agricultores rurais que lotaram o Clube Resplendor, o Governador Eduardo Campos entregou títulos de propriedade de terra a mil agricultores de 19 municípios do Agreste Meridional. A ação, que contou com R$ 595 mil em investimentos, faz parte de um convênio celebrado entre o Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
 “Nós sabemos que o título de propriedade é um sonho desses agricultores que vivem numa angústia de envelhecerem e não terem um papel que garanta para os seus filhos que aquele terreno lhes pertence. Este ano estamos entregando 21 mil títulos de posse, em 2013 serão 50 mil, e até 2014 vamos beneficiar 120 mil agricultores rurais”, assegurou Eduardo. O Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, destacou que Pernambuco tem 350 mil famílias no meio rural que esperam por melhores condições para trabalhar e mudar suas vidas no campo. “São 2 milhões de homens e mulheres que não querem sair de suas terras e o Governo do Estado está mudando a realidade dessa população rural”, enfatizou Ranilson Ramos.
 Há cerca de 30 anos, Dona Maria Carmelita da Silva planta feijão, milho e mandioca. Só faltava à agricultora um documento que comprovasse a posse da terra. “Esse sempre foi meu sonho, mas eu não tinha condições de pagar para ter esse título. Mas agora esse papel vai me ajudar a fazer empréstimo e poder pedir minha aposentadoria”, comemorou.
 Além de acabar com os conflitos por posse de terra, o documento assegura aos agricultores o acesso ao crédito agrícola e também a benefícios previdenciários como a aposentadoria. Os agricultores beneficiados são dos municípios de Lajedo, Jurema, Lagoa do Ouro, Jupi, Paranatama, Iati, São João, Saloá Garanhuns, Palmeirina, Terezinha, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Correntes, Calçados, Canhotinho e Jucati.
Na mesma solenidade, Eduardo lançou o Programa Territórios Produtivos, uma grande parceria com os prefeitos de vários municípios pernambucanos. A ação, que conta com investimentos da ordem de US$ 135 milhões, vai fortalecer as cadeias produtivas do Agreste, aumentando o nível da produção e renda dos produtores e produtoras rurais. “Não haverá mais aquele pedido pontual para um município do território porque o foco será em todos os produtos que seguram milhares de pernambucanos que estão no campo”, explicou Eduardo.
 A ação beneficiará 180 municípios pernambucanos, onde serão elaborados 57 planos, contemplando as seguintes cadeias produtivas: Apicultura e Meliponicultura, Artesanato, Bovinocultura de Leite, Caprinovinocultura de Corte, Caprinocultura de Leite, Fruticultura, Grãos, Horticultura Orgânica, Mandiocultura, Inhame, Pesca Artesanal, Piscicultura e Turismo Rural.
 Fechando sua agenda em Lajedo, Eduardo entregou 150 colméias para apicultores, visitou a Usina Experimental de Valorização Energética da Manipueira, e esteve no canteiro de obras da Escola Técnica do Município e das 84 casas do Loteamento Frei Damião. Também inaugurou uma Academia das Cidades.
Do: Jornal Agreste Notícia

Nenhum comentário: