CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quarta-feira, 29 de junho de 2011

PROJETO O SILÊNCIO DOS ADOLESCENTES

O projeto o Silêncio dos Adolescentes na Escola Francisco Moura está sendo coordenado pela Vice Diretora Elisângela Cordeiro, e os alunos tem gostado bastante. O Pastor da Igreja Adventista Boaz já fez palestras sobre o perigo dos namoros precoces na adolescência, afetividade e relação familiar. Este projeto tem por objetivo escutar os alunos, tanto nas suas angústias, dúvidas e sugestões.
O projeto através da equipe docente tem orientado bastante os alunos e o comportamento e as notas têm aumentado bastante. Ainda participarão do projeto voluntariamente profissionais da saúde, como psicólogos e pessoas ligadas à Igreja Católica.
Esta semana o principal tema do projeto foi a conscientização sobre o perigo das drogas, com os seguintes tópicos:

> Prevenção Primária: acontece antes que surja o problema da droga, é caminho fértil para a família e escola. Supõe um diálogo aberto; um exemplo, a presença de modelos identificatórios positivos; atividades prazerosas (musicais, literárias, sociais, esportivas, artísticas, etc); estímulo à auto-estima (elogios sinceros, crença na pessoa, etc); estímulo à crítica; treino das habilidades para lidar com frustrações, fracassos e ansiedades; espaço e treino para lidar com "figura de autoridade".

1- Na primeira etapa, foram, realizados estudos e debates e treinamentos que envolveram o corpo técnico-administrativo e o corpo docente para trabalharem o tema droga, não apenas intelectualmente, mas com todas as implicações afetivas e sociais (o que é atingido usando a metodologia psicodramática).

2 -A segunda etapa está sendo com os alunos compreendem diversas formas sutis de abordar o assunto, desde o espaço de discussão aberta oferecido pela Orientação Educacional, ao espaço interdisciplinar, com professores das diferentes disciplinas, atentos e sensíveis para captarem as necessidades do seu grupo de alunos, para usarem formas criativas de trabalhar o seu conteúdo, correlacionando-o, quando possível, com temas da vida prática como adolescência, sexo e drogas.

3- A terceira etapa irá envolver "Pais", e tem o objetivo de fortalecer mais o contato com as famílias, promovendo encontros, reuniões onde se possam trocar experiências, informações e orientações, procurando evitar alarmismos ou minimizações das questões referentes às drogas e priorizando trabalhar as dificuldades nas relações pais e filhos.

Do: Jornal Agreste Notícia

Nenhum comentário: