segunda-feira, 13 de junho de 2011

EX-CONSELHEIRO TUTELAR DE SANTA CRUZ FALA SOBRE EVASÃO ESCOLAR

Em entrevista exclusiva ao Agreste Notícia, o Ex-Conselheiro Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe, Laércio Glicério, falou sobre a real situação do número alarmante de evasão escolar na cidade.
De acordo com o Ex-Conselheiro, é uma grande preocupação desde a outra gestão do Conselho Tutelar da Capital da Sulanca, quando o mesmo ainda fazia parte, a questão da evasão escolar que chegou a 53% no final do ano passado.
“Tem que haver uma preocupação do Ministério Público, Conselho Tutelar e até do próprio Prefeito do município. Já realizamos uma reunião com dados desse ano que já chega aos 33%, mas tem escolas que chegam a 65% nas sextas feiras”, revelou Glicério.
Laércio destacou também a importância de manter o jovem na escola, já que afasta os mesmos da drogas, da criminalidade e até mesmo da prostituição.
O número de alunos que estão deixando a escola cresce em ritimo acelerado é notória e providencias tem que se adotadas antes que as coisas na terra da sulanca piorem. “Sem duvidas o número de evasão escolar tem aumentado com isso os jovens adolescentes ficam vulneráveis a má conduta. Temos que tomarmos providencia, discutindo e chamando a atenção dos pais, da Secretaria de Educação, do Ministério Publico, Poder Judiciário, Conselho de Direito e Conselho Tutelar, para assim resolvermos essa questão”, pontuou Laércio, que informou também, que, mesmo tendo deixado o Conselho Tutelar continua trabalhando em defesa das Crianças e dos Adolescentes através do Conselho de Direito.
Glicério levantou a questão do dever dos pais, que tem fundamental responsabilidade em fiscalizar seus filhos nas escolas. “Você pai ou mãe, quanto tempo faz que você foi na escola de seu filho, saber como ele estar se comportando, se esta assistindo as aulas, como está sua nota. Eu acho que a questão do pai tem que ser mantida, caso contrario, depois ele é o mais prejudicado tendo seu filho no mundo das drogas ou na prostituição. A responsabilidade é muito grande e temos que chamar a atenção deles”.
Uma das principais causas da invasão escolar destacada pelo Ex-Conselheiro Tutelar, é a questão de Santa Cruz do Capibaribe ter pegado uma cultura, onde é mais importante ter do que ser. Sem falar que a qualidade na Rede de Ensino Publico tem que melhorar muito.
Outro problema sobre a inclusão dos jovens no mundo das drogas é com relação ao sistema habitacional da Capital da Sulanca, que hoje não dispõe de muitos espaços de lazer, não tem um incentivo ativo para o esporte.
“Para diminuir a questão das drogas em nosso município temos que travar uma lutar árdua, aumentando as palestras nas escolas, formando grêmios estudantios, acelerar o jovem no caminho esportivo. Caso isso não aconteça continuaremos a perder nossa juventude, pois hoje Santa Cruz do Capibaribe tem uma população flutuante e uma economia aquecida, onde acaba aumentando as chances de nossas crianças ingressarem no mundo das drogas”, enfatizou o entrevistado.
Laércio explicou que essa ação tem que ser redobrada no turno da noite, já que acreditasse que, cerca de 40% das evasões são no turno da noite.
Ao termino da entrevista Laércio Glicério fez um apelo a imprensa da região, que vejam a possibilidade de fazerem parte das reuniões, formalizando cobranças e arrumando soluções que possa contribuir a solução desse problema.

Do: Jornal Agreste Notícia

Nenhum comentário: