CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

segunda-feira, 20 de abril de 2020

COM 99% DOS LEITOS DE UTI OCUPADOS, PEERNAMBUCO É O 3º ESTADO COM FILA DE ESPERA


 O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, anunciou hoje que o estado já tem fila de espera para pacientes graves com Covid-19. Antes de Pernambuco, Amazonas e Ceará também já haviam anunciado colapso em seus sistemas.
 Até agora, Pernambuco criou 304 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para Covid-19, mas a ocupação já chegou a 99% hoje e não há mais vagas de imediato. Para liberar uma vaga, só quando um paciente morrer ou tiver alta.
 Pernambuco tem, nesta segunda-feira (20), 99% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública dedicados ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus. “Esse número impõe uma situação crítica, que já coloca algumas pessoas na fila, aguardando por mais tempo que deveriam por um leito de UTI”, afirmou o secretário.
 Ao todo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), há 646 leitos abertos, dedicados exclusivamente para a doença, sendo 319 de UTI.
 Nesta segunda, o número de casos confirmados do novo coronavírus no estado aumentou para 2.690, e o de mortes, para 234. Foram 231 novas confirmações e 18 óbitos a mais.
 “É, realmente, muito preocupante a situação, apesar do esforço. Todos os dias se abrem novos leitos, há um esforço enorme em relação a isso, mas aquele passo que nós estávamos à frente da epidemia não existe mais. Nós já estamos alinhados, epidemia e leitos, e isso é bastante preocupante”, afirmou o secretário André Longo.
 Questionado sobre a taxa de letalidade dos pacientes com a Covid-19, o secretário André Longo informou que há um número de subnotificações a ser considerado, já que, atualmente, não é possível testar todos os casos.
 “A taxa de letalidade tem viés de estar superestimada, na medida em que você só está avaliando os casos com maior gravidade, que chegam dessas localidades. Para fazer a avaliação de letalidade, precisávamos ter uma ampliação de testagem, para testar, também, casos leves. Para cada situação dessas, que você se configura em casos graves, você tem um conjunto de seis a sete, algumas [pessoas] até falam oito vezes o número de pessoas que, verdadeiramente, teriam a Covid-19”, disse.
 O maior número de casos e, consequentemente, de leitos ocupados no estado, segundo o secretário, ocorre devido ao índice de isolamento social.
 “O índice de isolamento social tem caído em nosso estado, isso nos traz uma grande preocupação. [...] Os modelos matemáticos apontam para uma curva mais íngreme da epidemia. Estamos num índice de isolamento em 50%, quando ideal seria 70%. Esse isolamento moderado resultará numa curva mais acelerada de crescimento da epidemia e um maior número de óbitos em nosso estado, infelizmente”, explicou André Longo.
Interior - No domingo (19), 11 cidades do interior do estado, que não tinham registro de coronavírus, passaram a registrar pacientes com diagnóstico confirmado. Ainda segundo André Longo, há previsão para abrir leitos dedicados à Covid-19 também nas outras três macrorregiões de saúde, que ficam distantes do Grande Recife.
 Pernambuco registrou mais quatro curas clínicas da Covid-19. Com isso, o estado tem 100 pacientes recuperados da doença causada pelo novo coronavírus.
 Em meio ao avanço do novo coronavírus em Pernambuco, cemitérios de Recife e Olinda abriram sepulturas extras para alocar os mortos. Imagens aéreas desta segunda-feira (20), feitas pela TV Globo, mostram as aberturas de novas covas.
 A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB), que administra os cemitérios, informou que as duas necrópoles estão se preparando para receber os corpos das vítimas de Covid-19, conforme apuração do G1.
 Cumprindo à norma sanitária da Secretaria Estadual de Saúde (SES), segundo a EMLURB, em caso de óbitos associados à Covid-19 ou qualquer Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), os caixões são mantidos fechados e não há realização de velórios.
 Em relação aos enterros, apenas 10 pessoas podem acompanhar as cerimônias fúnebres, as quais não podem estar em grupos de risco da Covid-19. Além disso, os funcionários dos cemitérios também precisam estar com os equipamentos de proteção individual (EPIs).
 Os cemitérios que abriram novas sepulturas foram o Parque das Flores e Santo Amaro, na capital pernambucana, e de Guadalupe, em Olinda.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: