CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

IBOPE APONTA 9 PONTOS PERCENTUAIS DE DIFERENÇA ENTRE BOLSONARO E HADDAD


 O Ibope divulgou na quarta-feira (03) o resultado de mais uma pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. A pesquisa ouviu 3.010 eleitores na segunda-feira (01) e na terça-feira (02). O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.
 O candidato Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 32% das intenções de votos e é seguido por Fernando Haddad (PT) que tem 9 pontos percentuais a menos - 23% das citações. Ciro Gomes (PDT) tem 10% e está tecnicamente empatado com Geraldo Alckmin (PSDB) que obteve 7%.
 Alckmin por sua vez, está tecnicamente empatado com a candidata Marina Silva (Rede) que aparece com 4%. A candidata de Rede Sustentabilidade por sua vez, está tecnicamente empatada com João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) que têm 2% cada, bem como com Alvaro Dias (Podemos) e Cabo Daciolo (Patriota) que aparecem com 1%.
 Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram. Os que demonstram interesse de votar em Branco/nulos representam 11% e os que Não souberam/não responderam significam 6%. Nos votos totais, são considerados os votos brancos e nulos e o percentual dos eleitores que se declaram indecisos.
Evolução dos votos – Comparando os números com a pesquisa divulgada na última segunda-feira (1º). Percebe-se que Bolsonaro que tinha 31% oscilou positivamente um ponto percentual. Já Haddad oscilou também para cima, 2%, já que antes tinha 21% das intenções de votos.
 Ciro gomes seguiu no sentido oposto, oscilando negativamente de 11% para 10%, assim como Alckmin que tinha 8% no início do mês e agora aparece com 7%. A candidata Marina se manteve com 4% e os indecisos foram de 5% para 6%, enquanto Branco/nulo foi de 12% para 11%.
Votos válidos - Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
 Dessa forma, Jair Bolsonaro (PSL) tem 38%, Fernando Haddad (PT) 28% e Ciro Gomes (PDT) 12%. Já Geraldo Alckmin (PSDB) tem 8% e Marina Silva (Rede) 4%. João Amoêdo (Novo) tem 3%, enquanto Henrique Meirelles (MDB) tem 2% mesmo número alcançado por Alvaro Dias (Podemos) e Cabo Daciolo (Patriota) 2%. Guilherme Boulos (PSOL) tem apenas 1% e os candidatos Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuam.
Rejeição - O Instituto também perguntou aos entrevistados em quem eles não votariam de forma alguma para aferir o nível de rejeição de cada candidato. Neste levantamento, portanto, os entrevistados podem citar mais de um candidato. Por isso, os resultados somam mais de 100%.
 Bolsonaro tem 42% e Fernando Haddad 37%. Em seguida aparece Marina Silva com 23% e Alckmin 17%. Ciro Gomes tem 16% de rejeição e Meirelles 10%. 9% disseram que não votariam em Cabo Daciolo, enquanto o nível de rejeição de Eymael, Boulos, Vera e Alvaro Dias é de 8%. Amoêdo tem 7% e João Goulart Filho aparece com 6%. Os que disseram que poderiam votar em todos os candidatos somam 3% e os que Não sabem/não responderam representam 7%.
 O IBOPE também fez algumas simulações de eventuais segundo turno. Confira:
 A pesquisa que foi encomendada pela TV Globo e “O Estado de S.Paulo foi registrada no TSE – Tribunal Superior Eleitoral: BR-08245/2018.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: