O desrespeito do prefeito do Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora (PP), com a história e a família de Geralda Catanha, do saudoso porteiro Seu Plínio e Severino Vieira, pessoas que contribuíram bastante com a comunidade de São Domingos, ficou evidente com o ato de vetar os projetos que homenageiam essas três personalidades.
Como se não bastasse o veto, a justificativa apresentada por Roberto Asfora demonstra o quanto o gestor desconhece a história do Distrito, isso por que, apresentou argumentos para o veto do projeto que denomina o Hospital de São Domingos de Geralda Catanha, digno de repúdio, já desconsidera o serviço prestado por ela na saúde pública de São Domingos: “Entende a conveniência administrativa que seria mais honroso e adequado destacar o nome de um profissional da área de saúde que tenha desenvolvido um trabalho notório e relevante na região para a denominação desta unidade hospitalar”, pontua.
A assessoria do prefeito esqueceu de informar que dona Geralda Catanha foi a primeira enfermeira do Distrito São Domingos, inclusive trabalhou na unidade quando ainda era posto de saúde, continuou seu trabalho quando foi transformada em Policlínica. Profissional dedicada, muitas vezes Geralda Catanha se deslocava de São Domingos para o Sítio Bandeiras, em uma bicicleta, para atender os moradores daquela comunidade.
O detalhe que chama atenção é que os argumentos utilizados de forma insustentável para vetar o projeto, vão na contramão do decreto assinado por ele mesmo, homenageando seu próprio pai Teófilo Asfora, que nunca pisou na comunidade e não há nenhuma evidência que já foi algum dia, profissional de saúde.
Asfora desceu mais ainda o nível do bom senso, quando para vetar o projeto que denominava a escola nova com o nome do saudoso Seu Plínio, menosprezou a função de porteiro exercida pelo homenageado que ganhou o carinho, confiança e o respeito da classe estudantil de várias gerações, pela forma simples e amável de tratar cada jovem que estudavam na Escola Municipal São Domingos.
“Considero que é mais relevante denominar a escola com o nome de um profissional da área de Educação”, explica o gestor.
Por fim, o prefeito Roberto Asfora vetou o projeto que denominava a creche de São Domingos com o nome de Severino Vieira que tinha relevantes serviços prestado a comunidade, sendo ele o primeiro administrador do Distrito São Domingos, cuidador do patrimônio da Igreja Matriz e um dos idealizadores da tradicional Festa de São Domingos.
Do: Blog Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário