quinta-feira, 9 de agosto de 2018

SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO BREJO PARTICIPA DO XX ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS EM MINAS GERAIS


 A Secretária de Assistência Social, Cidadania e Mulher do Brejo da Madre de Deus/PE, Graça Rosal, participou do XX Encontro Nacional do CONGEMA – Colegiado de Gestores Municipal da Assistência Social – realizo de 30 de Julho a 1º de Agosto, na EXPOMINAS em Belo Horizonte no estado de Minas Gerais.
 Com o tema “Os Desafios à Universalização do SUAS na Conjuntura Atual” o evento foi marcado pela resistência do Sistema Único de Assistência Social e contou com palestras, oficinas e debates que, a todo momento, desmascaravam os diversos absurdos que a SNAS – MDS e SENARC – MDS vem cometendo com os direitos conquistados e com os usuários do SUAS.
 A Frente Nacional em defesa do SUAS recepcionou os participantes, cerca de 3 mil pessoas, sendo 2.500 gestores municipais, com uma carta aos participantes denominada “O SUAS que Defendemos”.
 No documento a Frente Nacional aponta para a preocupante ruptura do Governo Federal com o pacto federativo:
 O desmonte do SUAS tem sido identificado, especialmente, pelo desrespeito do governo federal às instâncias de pactuação intergestores (CIT) e de deliberação (CNAS e Conferência Nacional), com reiterado descumprimento das deliberações; congelamento dos recursos e expansões de serviços; descumprimento do Pacto Federativo no SUAS e dos compromissos da União, a exemplo da necessária ampliação de recursos, a partir de estudo de custos de serviços; aprimoramento do Capacita SUAS e implementação da educação permanente; revisão de recursos para aprimoramento da gestão (IGDSUAS); realização de concursos públicos e implantação da gestão do trabalho. A ruptura do pacto federativo no SUAS, desde o momento do golpe, é flagrante”.
 A Carta foi lida pela ex-ministra Márcia Lopes, representando a Frente Nacional em Defesa do SUAS, movimento de resistência que está sendo fortalecido e que é, junto a tantos outros, interlocutor das grandes lutas que devem ser travadas contra os déspotas que se colocam a serviço de  dizimar a Assistência Social no país.
 “A política da Assistência Social não se resume apenas ao Bolsa Família e os SCFV, vai mais além, muito mais, participamos do evento para entendermos e contribuirmos para melhorar os serviços dos usuários que nos procuram e necessitam da cobertura da política social para ter seus direitos garantidos e não violados, pontuou a secretária Graça Rosal.
Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: