CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

segunda-feira, 16 de julho de 2018

O PRONATEC DE SANTA CRUZ PRECISA DE APOIO PARA CONTINUAR SUAS AULAS


 Desde maio de 2018, a cidade de Santa Cruz do Capibaribe tem recebido os cursos do PRONATEC de: Agente Cultural, Costureiro Industrial do Vestuário, Mecânico de Máquina de Costura e Vendedor. Eles são oferecidos gratuitamente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, IFPE, Campus Caruaru.
 Os cursos têm ocorrido em escolas municipais da região e agora também conta com o apoio da Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos. O projeto conta com professores especialistas, mestres e doutorandos, tanto da nossa região, quanto de outras cidades e estados que vieram enriquecer a educação em Santa Crus do Capibaribe. No entanto, para que os cursos de Costureiro Industrial do Vestuário e Mecânico de Máquina de Costura continuem a funcionar, o projeto precisa de doações e empréstimos de materiais para que os alunos possam ter as aulas práticas.
 Os alunos do PRONATEC/IFPE recebem uma bolsa auxílio e todo o incentivo para se inserirem no mercado de trabalho após o final do curso. Iniciativas como estas, são essenciais para o crescimento da cidade e o aumento da qualificação profissional de sua população.
Os materiais que os cursos necessitam são:
Mecânico de Máquina de Costura - Empréstimos de ferramentas e de 9 máquinas retas, 9 máquinas overloques, 9 máquinas galoneiras (goleira) e 9 máquinas travete para laboratório (montagem e desmontagem).
Costureiro Industrial do Vestuário - Empréstimo de 5 máquinas retas, 5 máquinas overloques, 5 máquinas galoneiras (goleira) para aprendizagem de costura.
Doação dos seguintes materiais:
  • Tecido plano
  • Malharia
  • Linhas, fios e tesouras para costura
  • Fita métrica
  • Carretilhas, alfinetes e agulhas (para máquinas e para costura manual)
  • Giz de alfaiate
  • Caixa de bobina para máquinas
  • Papéis-Carbono claros
  • Réguas de acrílico de 30cm ou 50cm e esquadro
  • Pinça para overloque com gancho
  • Abridor de casas
  • Entretela com cola e folhas de cartolina

Para contatar o projeto e dar o seu apoio fale com:
Clara Guimarães
Supervisora do PRONATEC, unidade Santa Cruz do Capibaribe
WhatsApp (11) 95241-2761
E-mail: claragui@gmail.com
Maiores informações sobre o PRONATEC - Apresentação Criado em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) tem como finalidade ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.
 Dentre seus objetivos encontram-se a expansão das redes federal e estaduais de EPT, a ampliação da oferta de cursos à distância, a ampliação do acesso gratuito a cursos de Educação Profissional e Tecnológica em instituições públicas e privadas, a ampliação das oportunidades de capacitação para trabalhadores de forma articulada com as políticas de geração de trabalho, emprego e renda e a difusão de recursos pedagógicos para a EPT.
Para tanto, à época de sua criação, articulou quatro ações de política pública de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) preexistentes na SETEC/MEC — Programa Brasil Profissionalizado; Rede e-Tec Brasil; Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem — com uma nova iniciativa instituída, no marco de criação do PRONATEC, a Bolsa-Formação, que visa a oferta de cursos gratuitos de educação profissional técnica de nível médio e cursos de Qualificação Profissional em instituições de ensino vinculadas as diversas redes de EPT existentes no País.
 O PRONATEC representa um esforço de oferta de cursos de EPT voltados prioritariamente para os estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos, os trabalhadores, os beneficiários dos programas federais de transferência de renda e os estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
Objetivos do PRONATEC:
I - expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
II - fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica;
III - contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional;
IV - ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional;
V - estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
VI - estimular a articulação entre a política de educação profissional e tecnológica e as políticas de geração de trabalho, emprego e renda.
Público PRONATEC: De acordo com a Lei nº 12.513/2011, o Pronatec atenderá prioritariamente:
I - estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos;
II - trabalhadores (incluem-se os agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores);
III - beneficiários dos programas federais de transferência de renda;
IV - estudante que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, nos termos do regulamento.
* Será estimulada a participação das pessoas com deficiência nas ações de educação profissional e tecnológica desenvolvidas no âmbito do Pronatec, observadas as condições de acessibilidade e participação plena no ambiente educacional, tais como adequação de equipamentos, de materiais pedagógicos, de currículos e de estrutura física.
* As ações desenvolvidas no âmbito do PRONATEC contemplarão a participação de povos indígenas, comunidades quilombolas e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
* Será estimulada a participação de mulheres responsáveis pela unidade familiar beneficiárias de programas federais de transferência de renda, nos cursos oferecidos por intermédio da Bolsa-Formação.
Parceiras - São parceiras do MEC no Pronatec as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, as instituições de educação profissional e tecnológica das redes estaduais, distrital e municipais, as instituições dos serviços nacionais de aprendizagem e as instituições privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: