CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

sexta-feira, 21 de julho de 2017

NOVA OBRA HÍDRICA VISA SEGURANÇA HÍDRICA DO AGRESTE DE PERNAMBUCO

 O Governo do Estado através da COMPESA - Companhia Pernambucana de Saneamento - está com um novo projeto de abastecimento d’água para buscar garantir a sustentabilidade hídrica de municípios da região do Agreste.
 O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Roberto Tavares, em entrevista à Rádio Integração FM, de Surubim, nesta sexta-feira (21). Segundo ele, o governo pretende levar água do Rio Paraíba, perenizado pela Transposição do São Francisco, para atender as cidades de Jataúba, Taquaritinga do Norte, Toritama, Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho e Vertentes.
 “É um investimento de R$ 70 milhões que vamos buscar junto ao Ministério da Integração, mas o governador assegurou que, se não conseguirmos, dará um jeito para fazê-la com recursos próprios”, destacou Roberto Tavares, que estava em Surubim acompanhado do deputado federal Danilo Cabral (PSB) para fazer vistoria final da obra de interligação entre os sistemas Siriji e Pedra Fina.
 Segundo o presidente, esses municípios também seriam abastecidos pela Adutora do Agreste, mas como a obra atrasou por causa de problemas em seu fluxo financeiro, a COMPESA tem buscado alternativas para evitar que a região sofra com o desabastecimento d’água.
 “É um projeto fruto da nossa insatisfação em ver que a água do Rio São Francisco já atende ao estado da Paraíba, mas ainda beneficia a população de Pernambuco”, disse Tavares.
 Roberto Tavares também anunciou que os municípios de Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho e Vertentes voltarão a ser abastecidos pela Barragem de Pedra Fina a partir do próximo dia 26. A cidade de Surubim já começou a receber água através desta obra nesta semana.
 “Tivemos que interromper o fornecimento de água ontem, porque houve um deslizamento de terra provocado pelas chuvas, mas será religado em dois dias. A adutora já está operando e vale ressaltar que a Barragem de Pedra Fina está pegando água nesta quadra chuvosa, o que vai melhorar ainda mais o abastecimento d’água desses municípios”, explicou.
 Danilo Cabral lembrou que a articulação para o projeto de integração entre os sistemas de Siriji e Pedra Fina teve início há cerca de um ano.
 “Muita gente acreditou que essa obra não sairia do papel e teve até quem trabalhasse contra. Mas o governo Paulo Câmara, através da COMPESA, priorizou a sustentabilidade hídrica do Agreste”, frisou.
 O Deputado afirmou que a melhoria no abastecimento d’água de Surubim e região, após o colapso da Barragem de Jucazinho, foi realizada em duas etapas. A primeira delas foi a religação da Barragem de Pedra Fina com Surubim, inaugurada no ano passado.
 “Essa foi uma demanda apresentada pela população do município no começo de 2015 durante o 'Seminário Todos por Pernambuco' na presença do governador”, lembrou.
 A segunda é justamente a interligação dos dois sistemas. Danilo acrescentou que o presidente Roberto Tavares está articulando o Ministério da Integração a data de inauguração da nova adutora.
 “É muito bom ver as duas etapas materializadas. Essa é uma obra pensada regionalmente, feita para beneficiar não só Surubim, mas os municípios vizinhos. Nesse momento tão difícil que vivemos no Brasil, vemos que, em Pernambuco, as coisas estão acontecendo. O governador Paulo Câmara tem reservado recursos para atender as demandas do Agreste, especialmente para solucionar os problemas causados pela seca que atingiu o estado por sete anos consecutivos”, disse.
Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: