CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

ESCRITOR LANÇARÁ LIVRO QUE RETRATA A HISTÓRIA DE SÃO DOMINGOS

 José de Souza que se tornou o primeiro escritor de São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus no Agreste de Pernambuco, no ano de 2010 ao lançar o livro ‘Poesia e Amor’, em breve vai lançar o seu mais novo trabalho, o livro ‘Memoria de São Domingos’ que retratará a história da comunidade desde sua fundação aos tempos atuais.
 De acordo com o Escritor, o projeto foi idealizado através das cobranças das pessoas, mas no primeiro momento, por ser um trabalho árduo, não teve muito interesse, porém, como as solicitações foram aumentando consideravelmente acabou despertando a necessidade de criar uma ferramenta que poderá servir até mesmo para as escolas.
 “Eu comecei pesquisando essa história e resolvi escreve-la não somente para contar a história de São Domingos, mas também, por entender que será uma ferramenta que poderá ser aproveitada para os nossos alunos, já que o livro conta ainda histórias de Brejo da Madre de Deus e Santa Cruz do Capibaribe”, informou.
 O livro mostrará como o Distrito São Domingos nasceu, seus primeiros moradores, as atividades da época, além da economia que começou com uma fazenda que hospedava comerciantes de outros municípios e até mesmo da Sede (Brejo) que levavam suas mercadorias e paravam em um posto fiscal que existia próximo a ponte de São Domingos.
 Outro ponto que o livre abordará, foi a maneira e os motivos que fizeram Luiz Cecílio de Santana – um dos fundadores de São Domingos – a morar na comunidade. De acordo com Zé de Souza, ele saiu de Limoeiro/PE para morar em São Domingos devido problemas de reumatismo e o clima do Distrito era adequado para conviver com o problema.
 “Na época, ele (Luiz Cecílio) estava em Limoeiro e viu passar a cheia no Rio Capibaribe, caiu uma barreira que fez com que ele encontrasse um recipiente cheio de ouro, pois na época aparecia muito essa questão de ‘botijas’, então ele achou uma cheia de ouro e veio para São Domingos, começou residindo no Sítio Olho D’Água do Púcaro, foi comprando terras por aqui, como era um homem religioso, construiu uma capela aonde hoje é a Igreja Católica de São Domingos”, falou o Escritor contando um pouco o conteúdo do livro.
 Em fase de diagramação, Zé de Souza disse que, o próximo passo será conseguir apoios culturais, para que em seguida o trabalho seja encaminhado para a gráfica.
 “Se tudo der certo, acredito que a partir de Janeiro estou com esse livro em mãos, se tudo correr bem, vamos lançar em São Domingos, a história desse povo”.
 Por fim, o ponto que chamou mais a atenção do escritor, em sua pesquisa, foi o Rio Capibaribe de antes e o dos dias atuais.
Ouça a entrevista:

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: