CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

sábado, 17 de setembro de 2016

“ESTOU CONSCIENTE QUERENDO UMA MUDANÇA PARA MELHOR”, DIZ ELIANO BAGACEIRA

 Candidato em Brejo da Madre de Deus pelo PSOL, Eliano Bagaceira, diz que acredita numa possível vitória em 02 de outubro, quebrando com a hegemonia dos dois grupos políticos tradicionais do município.
 Convidado e incentivado por amigos do partido na cidade, ele busca, no primeiro pleito eleitoral que disputa, a cadeira de prefeito em gestão que inicia em 1º de janeiro de 2017.
 Sem experiência na administração, afirma que vem se preparando diariamente e estudando para conseguir, com uma equipe, comandar os destinos do município.
 “Isso requer uma preparação grande e venho me preparando. Tivemos dois anos para fazer isso, estudando administração pública, gestão pública, as leis orgânicas do município… não sei tudo, mas estou buscando, e isso não se faz sozinho se faz com um grupo de pessoas”, diz.
 Ele foi o segundo entrevistado, do município, na Rádio Polo FM, na manhã da terça-feira (13). Confira os principais pontos:
 Os males na política - Classificando a ‘paixão partidária’ como um dos principais problemas para serem enfrentados, o candidato se diz pronto para ‘fazer diferente’.
 “Claro, vejo que é possível sim. A população tá adquirindo conhecimento e a gente vai longe. Um dos meus objetivos é acabar com isso, essa paixão. Posso dizer dois ‘canceres’ na política; um é a paixão partidária e outro a corrupção, e vejo que isso vem caminhando junto, de braços dados. Não concordo com isso e sei que se fizermos um bom trabalho, podemos colher bons frutos”, disse.
 Ele ainda afirmou que nos últimos 20 anos a cidade vive em desgaste por conta dos seus governantes.
 Vice impugnado? - Eliano sustenta que mesmo com um pedido de impugnação da candidatura do vice-prefeito, Antônio Lopes, (Irmão Nego), e sem tempo para fazer possível substituição, não teve a campanha abalada. Ele argumenta que houve um problema técnico na filiação, mas que isso não foi culpa do grupo.
 “Aconteceu um problema no ‘filia web’, e muita gente não entrou nesse sistema, cobramos do diretório, a culpa não foi nossa”, disse acrescentando que já entrou com recurso para rever o pedido do juiz eleitoral. “Entramos com esse recurso e tá para justiça agora julgar”.
 O socialista ainda informou que não haverá mais tempo para troca, caso o juiz não permita de fato a candidatura do vice. “Agora não se permite mais. Só era até segunda-feira. Se a justiça julgar inapto vou respeitar, mas quero ele como vice. É do meu desejo por que é homem sério, pessoa reta e honesta. A justiça agora vai dar a canetada final”, pontua.
 Plágio em plano de governo? - O candidato foi questionado por suposto plágio no plano de governo, pelas semelhanças com o material produzido por candidato em Cascavel, no estado do Paraná. Eliano nega cópia e disse que as propostas surgiram em contatos com populares, ao longo da campanha.
 “Foi realizado em cima das demandas da sociedade e começamos a ver o plano de governo encima dessas necessidades”, falou.
 Mais à frente, o candidato afirmou que tem percebido demandas similares em diferentes cidades e que também analisou vários planos do Brasil, em sua montagem.
 “A gente olha todos, ver a necessidade de outras cidades, ver que as necessidades de Santa Cruz do Capibaribe são idênticas a Brejo. São as mesmas, porém acrescentando ideias novas”, disse citando em seguida, outras cidades que foram observadas.
 “Cascavel é uma grande cidade, e tem muito a ser observada, não copiei o texto totalmente, não fiz para trabalhar com mentira, olhei planos de governo de Santa Cruz, Taquaritinga, Cascavel, do Brasil inteiro”.
 Agricultura e meio ambiente - Um dos principais eixos para sua possível gestão, encontra-se na agricultura. De acordo com Eliano, a área foi forte em épocas passadas, mas que não recebeu incentivos dos últimos administradores. Para ele, o tema caminha junto com a responsabilidade ambiental. Não promete construções de novas barragens, em virtude da crise econômica, mas prefere a ampliação das existentes.
 “Vamos ampliar reservatórios de água que temos, somos o maior município de Pernambuco e temos os reservatórios de Tabocas, Bandeiras, uma parte de Poço Fundo, Santana 1 e 2, e os Oitis”, lembra.
 Ele preferiu não citar quantos porcentos será possível investir na área e criticou a atual gestão por, segundo ele, não ser transparente em dados dos gastos públicos, para ter conhecimento do que atualmente é investido.
 “Infelizmente ninguém passa esses dados. Temos um Portal da Transparência que é tão transparente que ninguém ver nada. Vou ouvir as demandas próxima semana, ouvir as pessoas e saber como fazer, quanto investir”, fala.
 Estação de tratamento de esgotos e aterros sanitários para resíduos sólidos, também estão inclusos entre suas promessas.
 Emancipação de São Domingos – favor ou contra? - Um dos temas mais discutidos nos últimos anos na cidade, a possibilidade de emancipação do Distrito São Domingos, é considerada por ele, no momento, como inviável. Segundo o socialista, o distrito ainda não oferece infraestrutura para isso. 
 “Eleições foram ganhas encima desse propósito. O distrito é grande, mas não tem estrutura para se tornar cidade. Onde estão os prédios públicos de São Domingos? Primeiro precisa de um representante para isso, por que a cidade tem 195 ruas, apenas 45 são calçadas e dessas, 38 são do projeto da Caixa Econômica”, diz.
 Ele acredita, no entanto, que em quatro anos, é possível criar mecanismos para fazer a mudança, que seria um desejo tanto de residentes da sede, quanto do distrito.
 Segurança - Para um dos principais problemas que atormentam o município, o quesito ‘segurança’, o candidato enfatiza formas preventivas para a causa.
 “Muita gente fala em armar a guarda, mais viaturas, mais policiais… mas se nós observamos o contexto da violência há uma falta de preocupação com a prevenção para isso tudo”, diz e completa “Como colocar mais arma, mais ação se não estamos prevenindo?”.
 Para ele, a maioria das crianças da cidade está em condições de vulnerabilidades, expostas à violência, sem assistência básica de atividades culturais, esportivas e educacionais.
 Por fim, ele afirmou que não desistirá, independentemente do resultado das urnas em 02 de outubro. 
 “Se não ganhar para prefeito nesta eleição, Eliano já pode ser um possível candidato a deputado estadual em 2018. Não vou parar, quero ajudar minha população, por que outros não estão fazendo”, finalizou.
Ouça a entrevista:
Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Blog do Ney Lima

Nenhum comentário: