CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

sábado, 10 de setembro de 2016

EDSON VIERA É SABATINADO POR PROFESSORES DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

 O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe e candidato ao mesmo cargo, Edson Vieira (PSDB), foi sabatinado por professores da cidade em um evento promovido pelo SINDUPROM – Sindicato dos Professores do Magistério – na Câmara Municipal de Vereadores da Capital da Moda que teve o auditório lotado por dezenas de professores.
 Essa já é a segunda sabatina promovida pela entidade em eleições municipais. A agenda seguiu na sexta-feira (09) com o candidato Fernando Aragão (PTB), na próxima terça-feira (13) o candidato do PSOL Rodolfo Aragão e na sexta-feira (16) será feito o encerramento com o candidato Clodoaldo Barros (PMN).
 No início do evento, a professora Elieudes Bezerra – representante do SINDUPRON – leu uma mensagem narrando à história do Sindicato dos Professores do Magistério e suas lutas escrita por Luciene Cordeiro – Presidente da entidade – que por problemas de saúde ficou impossibilitada de se fazer presente na sabatina.
 O candidato Edson teve o direito á 10 minutos para apresentação, mesmo tempo disponível para as considerações finais. Na abertura, o Tucano exibiu um vídeo mostrando suas principais ações e fez um breve pronunciamento que por conta do tempo, não foi concluído.
 Logo em seguida foi aberto o espaço para os 12 professores sorteados realizarem suas perguntas que foram respondidas pelo candidato a prefeito que esteve acompanhado do candidato a vice-prefeito Dida de Nan (PSB) e quatro assessorias, número máximo de acompanhantes permitido pela organização da sabatina.
 A primeira pergunta da noite foi feita pela professora Ana Cristina da Silva Ferreira da Escola Ivone Gonçalves:
 “Nesses quase quatro anos de mandato, o senhor juntamente com os responsáveis pela Secretaria de Educação, disponibilizou coordenadores para as escolas e centros educacionais, medida essa que foi de extrema importância para o desenvolvimento do Sistema Educacional do município. Sendo reeleito, o senhor nos garante que esse sistema de coordenação será mantido e expandido caso necessário?”.
 Na resposta o candidato Edson Vieira foi enfático e sinalizou que vai manter o que tem dado certo na sua gestão.
 “Com certeza vamos continuar, graças ao sucesso que é, graças ao entendimento da secretaria, onde as decisões são compartilhadas e de maneira democrática, com um secretário, uma secretária que escuta a demanda, nós podemos ter a certeza de que, esse avanço vai continuar e será ampliado”, garantiu.
 Ainda na oportunidade, Edson falou do melhoramento da educação citando como exemplo, o resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – aonde a cidade de Santa Cruz do Capibaribe obteve a melhor nota de sua história.
 O ponto mais polêmico da sabatina foi quando a professora Adilza Robéria da Escola Evangélica – responsável pela segunda pergunta – ironizou a ausência de construção de escolas no governo Vieira e tentou rebater do meio da plateia a resposta do candidato.
 “Eu gostaria de saber, excelentíssimo senhor prefeito, o senhor em seu plano de governo em 2012, aqui nesse mesmo local, onde eu estava presente, falou em construir creches e até escolas, de cimento e tijolos, e não pagar aluguéis como tem feito, mas na realidade não construiu e com isso o que temos, no meu caso, na minha realidade, que sou da Escola Evangélica, que acredito que os professores já viram a realidade de lá, uma escola que é de aparência ruim, mas não é só a aparência, a estrutura é péssima e a merenda não é tão bonitinha como mostrou no vídeo, quem vive dentro de uma escola sabe como é a realidade da merenda, não é tão de qualidade assim... Eu gostaria de saber, como acreditar em algo que estava em seu plano de governo em 2012 e não foi cumprido? O que nos leva, como professores, aos pais, as crianças e aos adultos, a acreditar que agora vai sair do plano e realmente vai acontecer?”, perguntou em tom de desabafo.
 Em resposta o prefeito falou das ações que desenvolveu ao longo de seu governo e reconheceu os problemas existentes na Escola Evangélica, afirmando que pretende construir uma unidade aonde será instalada a referida escola.
 “Eu queria te dizer que, diferentemente de gestões passadas, em nosso governo as crianças não bebem água em pote de margarina, as crianças têm merenda e transporte a partir do primeiro dia, algo que antes não tinha! Eu estou ciente da situação da Escola Evangélica, claro que sim! Já mandamos medir e já mandamos fazer algo, agora que, não é fácil a gente pegar um prédio que é alugado, que não é próprio do município. Já reformamos a Escola Servi Barros, ampliamos a Escola de Poço Fundo, já melhoramos a Escola da Palestina e vamos encontrar uma solução, que inclusive já estar dentro do nosso plano de governo, ali perto da Rádio Vale (do Capibaribe), construir uma escola para que possa transferir aquela unidade”, enfatizou.
 Nesse momento quando o candidato disse que fez muito mais do que isso, pontuando que colocou para funcionar três centros de educação infantil, algumas pessoas começarão a se manifestar e a professora que anteriormente havia feito à pergunta, tentou rebater o pretenso a vaga de prefeito que por sua vez disparou:
 “Como boa educadora Adilza, eu não acredito que você vai querer estar na plateia discutindo, acho que você como boa educadora, tem que se comportar como educadora que é e digo mais, Educação não se faz só construindo escolas, não, de cimento, tijolos e cal, como você bem disse. Educação é mais do que isso, sabe por quê? Porque se faz colocando o plano de educação para funcionar como colocamos...”.
 A professora Rosilene Antônia da Escola Lindolfo Aragão fez a terceira pergunta:
 “O trabalho que é realizado pelas escolas do nosso município é reconhecido para população, entretanto, existem algumas escolas que precisam de ampliação para acolher os alunos que estão saindo do 5º ano, como é o caso da Escola Avane (Lopes Feitosa) que fica localizada no Neco Aragão e a Escola Lindolfo no Pedra Branca. Como o senhor pensa resolver essas questões? Caso o seja reeleito”.
 O sabatinado informou que já tinha observado essa demanda apresentada pela professora e acrescentou que na Escola Especial já conseguiu ampliar um turno em seu funcionamento.
 “A gente já vinha observando essa demanda, inclusive na Escola Especial já colocamos de manhã um turno com o objetivo de absolver alguns alunos de onde a gente percebia que a demanda era necessária, já que encontramos o município com uma série de dificuldades em toda sua rede de educação. O nosso plano é construir mais quatro salas de aulas tanto na Avani quanto no Lindolfo, pois estão localizadas em bairros que populacional crescem muito e precisam dessa ampliação”.
 Ângela Domingues – professora do Centro de Educação Infantil Severino Domingues – perguntou: 
 “É obveio que a educação do município tem avançado principalmente quando se fala em educação infantil, temos a abertura dos centros que atualmente atende a mais de mil crianças de 4 a 5 anos de idade, também temos um grande apoio pedagógico em toda a educação infantil, coisa que antes não tínhamos... O senhor nos garante a continuidade e até mesmo ampliar a intensidade dos mesmos?”.
 Edson agradeceu os profissionais que trabalham na parte administrativa da educação infantil e a toda equipe pelo trabalho desenvolvido, garantindo que vai ampliar a educação infantil no município santa-cruzense.
 “Na nossa gestão, estão todos convivendo com crianças da mesma idade, estão tendo um cuidado especial e graças a Deus, essa equipe tanto do Centro Maria Betânia como do Arnaldo e do Severino estão fazendo um excelente trabalho, isso é fruto de um trabalho de equipe... Tenha certeza da manutenção e vamos trabalhar para ampliar, pois já está em construção, no antigo Mercado Público, o Centro Municipal de Educação Infantil que vai atender 1.600 crianças nos turnos da manhã e tarde”. 
 A quinta pergunta foi feita pela professora Erica Nathany da Escola Municipal Lindalva Aragão de Lira:
 “O município participa do programa ‘Alfabetizar com Sucesso’ voltado às turnos do 1º a 5º anos, apesar dos benefícios desse programa, existe um diário extenso e cansativo que recebe inúmeras reclamações por parte dos professores envolvidos. O senhor teria alguma proposta para amenizar esse problema?”.
 Vieira disse que já recebeu algumas reinvindicações relacionadas a esse problema e pontuou como pretende aprimorar o programa.
 “Já tivemos conversa com a secretária Claudenice, com o secretário e amigo Joselito (Pedro), com Fátima Neves, para que a gente possa dentro de um novo plano mudar essa sistemática que estamos percebendo que não está avançando no nosso município. Porque temos que ter essa percepção, de um diálogo que à dentro da equipe com as escolas e a secretaria, essa sempre será a nossa mensagem, poder escutar, pois não adianta querer impor algo que não tem dado certo, algo que não está tendo o controle dos professores com a Secretaria de Educação...”.
 No final do evento o candidato assinou um termo de compromisso elaborado pelo próprio SINDUPROM com algumas reinvindicações e sugestões.
 Um grande público que esperava do lado de fora das dependências da Câmara Municipal saiu em uma emocionante caminhada pelas principais ruas da cidade.
Ouça toas às perguntas e respostas da sabatina:
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: