O município de Toritama voltou a se destacar no cenário nacional da administração pública. Nesta segunda-feira (22), o prefeito Sérgio Colin (PP) cumpre agenda oficial em Brasília para receber o Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A Capital do Jeans conquistou o 1º lugar entre todos os municípios do Nordeste, tornando-se referência em transparência, organização e responsabilidade na gestão fiscal.
A comitiva que representa o município na capital federal é formada pelo prefeito Sérgio Colin, pela primeira-dama Fernanda Florêncio, pela secretária da Fazenda, Rita de Cássia, além de servidores da pasta, que participam da solenidade de entrega da premiação.
O reconhecimento é destinado aos entes públicos que apresentam os maiores índices de precisão, consistência e confiabilidade das informações fiscais encaminhadas ao Governo Federal por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI).
Para o prefeito Sérgio Colin, o resultado demonstra o compromisso da gestão com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos.
“Esse primeiro lugar coloca Toritama no topo do Nordeste e é o fruto de muito trabalho, dedicação e transparência de toda a nossa equipe. Ter uma contabilidade pública organizada e confiável perante o Governo Federal abre portas e prova que cuidamos do dinheiro público com o máximo de responsabilidade e respeito ao cidadão”, afirmou.
Na prática, o prêmio funciona como um verdadeiro selo nacional de excelência em gestão pública. A Secretaria do Tesouro Nacional realiza uma rigorosa análise técnica das informações enviadas pelos municípios, verificando a consistência dos dados fiscais e contábeis apresentados.
Entre os documentos avaliados estão o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), a Declaração de Contas Anuais (DCA) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC), fundamentais para comprovar a saúde financeira e a regularidade da administração municipal.
Com a conquista, Toritama consolida sua posição como uma das administrações mais organizadas do país, reforçando o compromisso da gestão municipal com a transparência, o controle interno e a boa aplicação dos recursos públicos.
Do: Blog Agreste Notícia


Nenhum comentário:
Postar um comentário