sábado, 21 de março de 2026

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER CRESCE 33% EM 2025 E ATINGE MAIOR ÍNDICE DA DÉCADA EM TAQUARITINGA DO NORTE

 Um levantamento exclusivo do Agreste Notícia, com base em dados oficiais da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, revela que os casos de violência doméstica contra a mulher em Taquaritinga do Norte apresentaram crescimento significativo nos últimos anos, atingindo o maior índice da última década em 2025.

 De acordo com os dados, o município registrou 111 casos em 2025, o que representa um aumento de 33% em relação a 2024, quando foram contabilizadas 83 ocorrências.

 A série histórica mostra que, em 2016, foram registrados 33 casos, subindo para 48 em 2017 (+48%) e 56 em 2018 (+16%). Em 2019, houve novo aumento, chegando a 70 casos (+25%). Já em 2020, foi registrada uma queda para 50 ocorrências (-28%).

 A partir de 2021, os números voltaram a crescer: foram 69 casos em 2021 (+38%), 81 em 2022 (+17%) e 80 em 2023 (leve redução de (1%). Em 2024, o município registrou 83 casos (+3%), até alcançar o pico em 2025.

 O crescimento contínuo dos índices nos últimos anos acende um alerta para a necessidade de fortalecimento das políticas públicas de combate à violência doméstica, além de ações de prevenção, acolhimento e conscientização.

 Especialistas destacam que o aumento dos registros pode estar ligado tanto à elevação dos casos quanto à maior procura das vítimas por ajuda e incentivo à denúncia.

 As autoridades reforçam que mulheres em situação de violência podem buscar apoio junto à Polícia Militar, Delegacia da Mulher ou por meio do Disque 180, canal nacional gratuito de orientação e denúncia.

 O levantamento evidencia a urgência de medidas eficazes para conter a violência e garantir mais segurança às mulheres de Taquaritinga do Norte.

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: