Na manhã desta terça-feira (17), a Polícia Civil de Pernambuco deflagrou uma importante ação contra o crime organizado no Agreste e Sertão do estado.
A Operação de Repressão Qualificada OCTOPUS, coordenada pela 21ª Delegacia de Homicídios de Santa Cruz do Capibaribe (21ª DHP), teve como alvo uma associação criminosa envolvida com tráfico de drogas e homicídios nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus, no Agreste, além de Afogados da Ingazeira, no Sertão.
A operação foi batizada de “Octopus” devido à estrutura complexa e ramificada da organização criminosa, cujos "tentáculos" atuavam de forma coordenada em diversas localidades da região.
Sob comando do delegado Elton Rodrigues, titular da 21ª DPH e com apoio do Núcleo de Inteligência do Agreste (NI Agreste), foram cumpridos 10 mandados de prisão (sendo 5 executados com sucesso) e 5 mandados de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pela Vara Única da Comarca do Brejo da Madre de Deus. Um dos alvos foi preso em flagrante com uma quantidade de crack.
Entre os investigados estão:
- Maria
- Eduarda
- Wandaon
- Balbina
- Erenildo José
- Everson André Lins
As investigações, iniciadas em 2024, revelaram que o grupo exercia controle territorial do tráfico, utilizando execuções e intimidações violentas para manter o domínio das áreas onde atuava. Muitos dos investigados são apontados como autores de homicídios ocorridos entre 2024 e 2025, ligados diretamente à disputa por pontos de venda de entorpecentes.
O delegado Elton Rodrigues ressaltou a gravidade das ações do grupo:
“Ficou comprovado ao longo da investigação que esse grupo não apenas dominava o tráfico de drogas em São Domingos e Santa Cruz do Capibaribe, como também utilizava o homicídio como ferramenta de poder e intimidação”.
A operação representa um duro golpe contra o crime organizado no Agreste pernambucano, reforçando o compromisso da Polícia Civil com o combate ao tráfico e à violência letal na região. As investigações seguem em andamento para identificar e capturar os demais envolvidos.
Do: Blog Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário