sexta-feira, 23 de maio de 2025

OPERAÇÃO CARCARÁ III DA POLÍCIA FEDERAL DESTRÓI 434 MIL PÉS DE MACONHA E FRUSTRA PRODUÇÃO DE 144 TONELADAS DA DROGA

 Em uma das maiores ofensivas já realizadas contra o cultivo de drogas no Nordeste, a Polícia Federal, por meio da Delegacia em Salgueiro/PE, concluiu com êxito a terceira fase da Operação Carcará, erradicando 434 mil pés de maconha distribuídos em 69 plantações ilegais nos estados de Pernambuco e Paraíba. A ação, que aconteceu entre os dias 1º de abril e 14 de maio de 2025, também resultou na destruição de 2,2 toneladas de maconha pronta para o consumo.

 De acordo com estimativas da própria Polícia Federal, os cultivos destruídos poderiam gerar 144 toneladas de maconha caso fossem colhidos, processados e distribuídos. Essa quantidade abasteceria pontos de venda de droga em toda a região Nordeste, fomentando a criminalidade associada ao tráfico, como homicídios, roubos e confrontos entre facções.

 As plantações estavam localizadas em áreas de difícil acesso nos municípios de Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco, Ibimirim, Serra Talhada (todos em PE) e Manaíra (PB). As operações contaram com incursões terrestres, fluviais com botes infláveis, e apoio aéreo de duas aeronaves — uma da Secretaria de Defesa Social (GTA/SDS) e outra da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal (CAOP).

 Além da Polícia Federal, participaram da ofensiva policiais civis, militares, bombeiros e agentes penais. A ação faz parte de uma estratégia articulada pela Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas e Facções Criminosas (CGPRE) da PF, sediada em Brasília, com apoio da Superintendência Regional da PF em Pernambuco.



 

Impacto da Operação  - A repressão sistemática à produção de cannabis no sertão pernambucano vem, segundo a Polícia Federal, provocando uma mudança no cenário do tráfico: com o enfraquecimento dos plantios locais, traficantes têm recorrido cada vez mais à importação de maconha do Paraguai, o que é evidenciado pelo aumento das apreensões desse tipo de carga nas fronteiras brasileiras.

 As ações refletem um compromisso contínuo da Polícia Federal em desarticular a cadeia produtiva da maconha, contribuindo não apenas para o enfraquecimento do tráfico, mas também para a redução da violência nas comunidades.

 “Cada ponto de venda de droga desabastecido é um foco de violência a menos nas cidades do nosso estado”, destacou um dos coordenadores da operação.

 A Operação Carcará — em homenagem à ave símbolo de vigilância e combate — segue firme, patrulhando os céus e o solo do sertão com o objetivo de cortar o mal pela raiz.

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: