A Prefeitura de Toritama deu um passo importante na promoção da igualdade e do bem-estar feminino ao lançar oficialmente o Programa Dignidade Menstrual. A ação é uma parceria entre as Secretarias da Mulher e de Educação e tem como objetivo garantir mais conforto, dignidade e respeito às mulheres e adolescentes do município.
A iniciativa prevê a instalação de totens com absorventes gratuitos em todas as unidades de saúde da cidade, incluindo o Hospital Municipal, a Policlínica, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o prédio do Centro Administrativo, sede da Prefeitura. A distribuição gratuita facilita o acesso aos produtos de higiene menstrual, um item básico ainda inacessível para muitas brasileiras.
Além disso, a Prefeitura implementará a entrega mensal de kits de absorventes às alunas da Rede Municipal de Ensino. Com isso, Toritama assegura que a saúde e o bem-estar das estudantes também sejam prioridades dentro do ambiente escolar.
O prefeito Sérgio Colin (MDB) ressaltou o compromisso da gestão com as causas sociais:
“Todas as meninas merecem cuidado e respeito. Juntos, construímos uma cidade mais justa e acolhedora para todos, levando mais igualdade social às nossas mulheres e adolescentes”, afirmou.
Para a Secretária da Mulher, Fernanda Florêncio, o programa é um marco na luta pelos direitos das mulheres:
“Estamos levando mais igualdade social às nossas mulheres e adolescentes, pois entendemos que o nosso compromisso à frente da pasta é fortalecer a presença e os direitos femininos em todos os espaços, promovendo igualdade, respeito e oportunidades para que cada mulher possa alcançar seu potencial máximo”, destacou.
Com o Programa Dignidade Menstrual, Toritama se junta ao grupo de cidades que reconhecem a pobreza menstrual como um problema de saúde pública e de justiça social, enfrentando o tema com políticas concretas e transformadoras.
Do: Blog Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário